Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, UrbanoPraça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, VigaPraça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga, PilarPraça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Janela, VigaPraça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Mais Imagens+ 20

  • área Do Terreno: 14500 sq. m.
  • Altura Máxima: 6.95 m
  • Cliente: Tokyo Organizing Committee for the Olympic and Paralympic Games
  • Cidade: Tóquio
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga
© Gankosha, Harunori Noda

Praça na Vila dos Atletas: um espaço festivo criado com madeira de todo o país. Apoio Nacional da Madeira. Como uma instalação temporária construída na Vila dos Atletas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, esta praça era um espaço de eventos cerimoniais onde atletas, mídia, VIPs e convidados podiam interagir.

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, Urbano
© Gankosha, Harunori Noda
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Imagem 22 de 25
Planta
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Gankosha, Harunori Noda

As madeiras para construção foram obtidas de governos locais em todo o Japão, transformadas em instalações temporárias, depois desmontadas após os Jogos e devolvidas aos seus respectivos municípios. O projeto exigiu seu reaproveitamento e reutilização como materiais de “legado”. O principal papel do projeto era expressar arquitetonicamente o apoio do Japão aos Jogos por meio de uma única instalação e difundir a madeira produzida internamente.

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga
© Gankosha, Harunori Noda
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Imagem 25 de 25
Detalhe Pilares
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira
© Gankosha, Harunori Noda

Espaço interativo com casa e jardim. A instalação principal da praça foi projetada como um volume térreo, acessível para todos, levando em consideração os atletas com deficiência e outras pessoas relacionadas. A edificação foi composta por estruturas separadas mas totalmente integradas através de um jardim. Comum na arquitetura tradicional japonesa, o espaço resultante é semelhante a uma varanda, com beirais abertos para a brisa. Com isso, cria-se um espaço festivo que transmite o charme japonês com a leveza da arquitetura temporária e a suavidade da madeira.

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Pilar
© Gankosha, Harunori Noda
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Imagem 23 de 25
Corte
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores
© Gankosha, Harunori Noda

Estrutura de acordo com o uso. Três tipos de estruturas escaláveis foram usadas para acomodar a instalação. Para espaços pequenos, como escritórios, foi utilizada uma estrutura de vigas treliçadas, na qual os suportes de aço foram emparelhados com vigas ortogonais e diagonais para conferir resistência a terremotos. Nos espaços maiores, onde paredes divisórias e contraventamentos eram indesejáveis, uma estrutura com três pilares diagonais retorcidos foi usada com o mesmo intuito de lidar com os terremotos. Uma estrutura em arco treliçado, com elementos salientes em forma de árvore, foi utilizada para a sala de coletiva de imprensa, que requer um amplo vão.

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga
© Gankosha, Harunori Noda
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Imagem 24 de 25
Detalhe Cobertura
Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga
© Gankosha, Harunori Noda

Gerenciando 40.000 peças de madeira. Mesmo dentro da mesma espécie de madeira, a resistência e a rigidez podem variar de região para região. Portanto, além das especificações da madeira fornecida, suas características e disponibilidade foram levadas em consideração na alocação. Cada peça de madeira foi submetida às normas e, usando BIM, classificada e distribuída de acordo com sua resistência e teor de umidade.

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Porta
© Gankosha, Harunori Noda

A madeira foi colhida, seca e cortada localmente em cada município, sendo então, recebida de acordo com o cronograma de construção. Após o uso, foi devolvida a cada município para transformação em bancos e equipamentos públicos.

Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Pilar
© Gankosha, Harunori Noda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça na Vila dos Atletas / Nikken Sekkei" [Athletes' Village Plaza / Nikken Sekkei] 03 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989745/praca-na-vila-dos-atletas-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.