Centro Sentidos para Idosos / Estudio Cordeyro & Asociados

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, VigaCentro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCentro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCentro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografías:Walter Gustavo Salcedo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acier, Blangino, Camsi, Carpeal, Ferreyra & Carignano, Grupo MSH, Hyundai/ Zymprax, Moreno carmet, Nuñez SA, Playtime, Upeksa, Vedek, Websa
  • Arquitetos Responsáveis: Enrique Cordeyro, Marino Cipitelli, Catalina Bauer, Diego Gonzalez Venzano
  • Supervisão Do Site: Efraín Prado, Fernando Fantoni
  • Especialista Em Adultos Idosos: Emilio Martínez de Hoz
  • Cálculo Estrutural: Estudio ZRF Ingeniería
  • Termomecanica: Freixas-Climatización
  • Construção: Depaoli & Trosce Constructora
  • Cidade: Funes
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Walter Gustavo Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. AVALIAN, empresa dedicada à cobertura médica da mais alta qualidade, alinhada com o compromisso de acompanhar a seus associados nas distintas etapas da sua vida, pediu-nos o desenvolvimento deste centro integral para pessoas da terceira idade.

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Walter Gustavo Salcedo
Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Walter Gustavo Salcedo

O edifício está localizado em um terreno de mais de 10.00m2, com uma interessante e antiga floresta. Optou-se por um corredor central que separa e organiza o uso residencial dos serviços. Os três blocos de residências conectam-se desde o norte à circulação central e, distanciados entre eles, geram pátios para visitas e iluminação. Para o sul da circulação, coincidindo com as unidades residenciais, conectam-se os blocos de serviços e apoio terapêutico.

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Walter Gustavo Salcedo
Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, Janela
© Walter Gustavo Salcedo

Foi projetado em dois níveis, com a exceção do hall de acesso, de altura dupla, que fornece uma imagem institucional. Assim, o conjunto organiza-se com o corredor, unificador central, com três pontos de derivação de fácil identificação de onde partem as unidades de convivência e os espaços para usos comuns (ginásio, sala de fisiatria, setor de piscina e hidroterapia, salão de beleza, cabeleireiro, SUM, etc.)

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Walter Gustavo Salcedo
Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Walter Gustavo Salcedo

Atenção Centrada na Pessoa. (ACP). Cada unidade de convivência foi concebida como um sistema próprio e autônomo sob uma gestão global, pensada nos residentes e nos recursos humanos, sem massificar, com quantidades similares de habitações simples/individuais personalizáveis. Cada uma das seis unidades de convivência combina espaços compartidos e espaços privados, utilizando seus próprios lugares de apoio. Elas têm sala de refeições, sala de estar e oficinas (que permitem diferentes configurações) para 12/16 pessoas, conseguindo um sentido de pertencimento, familiaridade e orientação.

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Imagem 17 de 17
Planta Baixa
Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Imagem 16 de 17
Planta Pavimento Superior

Jardim. Deu-se particular importância aos espaços exteriores, compondo-os em distintas sequências e potenciando o valor terapêutico da vegetação, o sol e o ar livre que estimulam a vida ativa e independente dos residentes em lugares seguros.

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, Viga
© Walter Gustavo Salcedo

Ao norte, os jardins são interligados e conectados por passeios sinuosos, com lugares para descansar ao sol ou sob pérgolas que convidam à socialização; e espaços para exercitar-se com equipamentos fitness e de reabilitação. Para o sul, geram-se espaços para realizar atividades mais específicas que favorecem o encontro e interação social com decks, mobiliário e rampas.

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Walter Gustavo Salcedo

Imagem e residência. O projeto geral e de interiores foi pensado para um reconhecimento doméstico mais do que para o hospitalar. Procurou-se transmitir a sensação da escala doméstica e bem-estar; de um ambiente confortável, acolhedor e seguro para os residentes. Esta decisão, além de seguir a ideia da humanização da arquitetura, acompanha a aspiração de um habitar contido e acompanhado. A premissa da arquitetura e da imagem como operadores terapêuticos, sua simpleza de orientação, espaços amplos, cores próprias e reconhecíveis, até odores e imagens de referência, que ajudem e complementem os sentidos afetados ou reduzidos de alguns residentes.

Centro Sentidos para Idosos  / Estudio Cordeyro & Asociados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Walter Gustavo Salcedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Funes, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Sentidos para Idosos / Estudio Cordeyro & Asociados" [Centro integral para adultos mayores Sentidos / Estudio Cordeyro & Asociados] 29 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989616/centro-sentidos-para-idosos-estudio-cordeyro-and-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.