Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres

Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, JardimCasa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, VigaCasa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Janela, AidoCasa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Mais Imagens+ 39

Porto Feliz, Brasil
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arboreal, Casa Teo, Crosslam, Dpot, Eccomarmi, Etel, Nani Chinellato, Nos Furniture, Rocamar, Todeschini
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Fachada
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Fazenda Boa Vista, um condomínio de alto padrão no interior de São Paulo, a Jatobá House ergue-se com suas linhas simples e volumes imponentes em meio a mata atlântica. Longe da cidade grande, a casa de campo tem como mantra o escapismo: cada detalhe traz uma atmosfera relaxante, onde os moradores podem desligar-se e aproveitar a natureza em sua forma mais pura e simples. A concepção do projeto começou a partir de um grande bloco, o qual foi evoluindo volumetricamente e se fragmentando, ocupando assim todo o terreno. Foram criados, então, os cinco grandes blocos brancos em forma cúbica que marcam o projeto: cada um deles é uma suíte que funciona de forma independente. Assim, a privacidade e o conforto da família, formada por um jovem casal com dois filhos adolescentes, são preservados. 

Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Viga, Pátio, Aido
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Aido
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Um grande muro feito em taipa, feito com areia e terra do próprio local, contorna toda a casa e também toma parte na estrutura. Esta técnica milenar cria uma identidade única, pois não existe nada igual em todo o mundo tanto em questão estética – a coloração e espaçamento das camadas – como em tamanho. Para que este método se tornasse possível, devido ao tamanho e à proporção da construção, foram utilizados adesivos de última geração para aumentar a resistência e a durabilidade do material. 

Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Imagem 44 de 44
Diagrama
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Fachada
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A casa é feita totalmente em CLT (Cross Laminated Timber), que são placas de madeira entrelaçadas e prensadas em alta temperatura e pressão. Isso forma a laje e toda a parte estrutural de projeto, substituindo o concreto pela madeira bruta. O living prega o conceito de integração total, com uma sala de jantar e estar separadas por um grande balcão multiuso com sua superfície revestida em granito flameado. No briefing, os clientes pediram uma sala de TV. O projeto superou expectativas: foi criada uma sunken room com um grande sofá de alvenaria, onde futons foram posicionados dentro do núcleo. E o melhor, o espaço é 100% aberto e descortina-se completamente para a área externa. Em dias de chuva, todos embutidos baixam e fecham todo o ambiente.

Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Imagem 40 de 44
Planta
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Fachada, Viga, Pátio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A área de lazer conta com uma sauna, um spa e uma piscina em três níveis com uma bela cascata, todos com vista privilegiada para a bela natureza que rodeia casa. Um dos grandes destaques é o piso, feito com cacos de basalto — a pedra predominante no solo da Lua - que revestem todo o perímetro do projeto. Realmente, andar pelos corredores da Jatobá House é como flutuar em solo lunar: a sensação de calmaria, longe de toda a civilização, é a mesma. A ideia da casa de campo é viver uma vida mais orgânica e lúdica, mas não esquecemos da sustentabilidade.

Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O projeto funciona a partir de energia fotovoltaica, e os belos lagos espalhados por todo o terreno não são simplesmente ornamentais, são também tanques retardantes de águas pluviais. Ou seja, toda a água utilizada é de reuso. O projeto é totalmente autoral, incluindo os interiores e mobiliário. As grandes estrelas são a mesa Supernova, em uma edição especial e exclusiva feita em freijó lavado, combinada com as cadeiras Orbe Chair Basic, ambos os móveis da linha Orbe assinada por Guilherme Torres. Escolhemos obras de arte artesanais, feitas por indígenas de aldeias próximas ao local, para criar composições únicas, combinando com as cores e materiais brutos do projeto, como a madeira rústica, as taipas de terra e paredes em bloco estrutural sem vigas.

Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Aido
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jatobá / Studio Guilherme Torres" 15 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989522/casa-jatoba-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.