Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, FachadaPista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de InterioresPista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de ExteriorPista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaPista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Balta istaba
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15549
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eriks Bozis
  • Arquitetos Responsável: Ilze Rukmane-Poča (Balta Istaba)
  • Equipe De Projeto: “Balta Istaba” - Ilze Rukmane - Poča, Zane Dālmane, Modris Fersters, Gatis Grāvers
  • Clientes: Valmiera City Council
  • Engenharia: Celu comforts, Celu comforts - Edgars Leitis, “Trendfor” - Girts Viksna, Juris Orlovs, Liga Gaile, “OzT” - Gastons Gaspuitis
  • Paisagem: Balta Istaba and Celu comforts - Edgars Leitis
  • Consultores: Ivo Lakučs, Latvian BMX coach, technical consultant of BMX track and building
  • Construtor Geral: Balta istaba
  • Infraestrutura Rodoviária Na área: Ceļu comforts, Edgars Leitis,
  • Construções: Trendfor, Girts Viksna, Juris Orlovs, Liga Gaile,
  • Detalhamento De Estruturas Metálicas: OzT, Gastons Gaspuitis,
  • Soluções De Engenharia Externa E Interna: Elektro projekti, Guntis Dzerins
  • Aquecimento E Ventilação: Eku inzeniertiklu projektesanas birojs, Aleksandrs Bulatnikovs
  • Fornecimento De Calor: MN Projekti, Maris Nagla
  • Abastecimento De água E Esgoto: Inga Meirāne
  • Água Da Chuva E Esgoto: Inga Meirāne, Edgars Leitis,
  • Sistemas De Comunicação Eletrônica E Sistemas De Automação De Incêndio: Pro Projekts, Agris Lapsuks, Ilgvars Kozlovs
  • Visão Geral Da Segurança Contra Incêndio: PFS, Aigars Melnalksnis,
  • Cálculo De Eficiência Energética: Jaunriga EKO, Edgars Stumrovics,
  • Economia: Janis Ozols
  • Supervisor De Autor: Balta istaba
  • Paisagismo: Balta Istaba
  • Construção: Trendfor
  • Empreiteiro: Sanart
  • Equipe Supervisão De Obras: Buvuzraugi Lv
  • Cidade: Valmiera
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior
© Eriks Bozis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pista de bicicross (BMX) em Valmiera, na Letônia, nomeada em homenagem ao bicampeão olímpico e mundial da Letônia, Maris Strombergs, - é uma contribuição significativa para a indústria de BMX no mundo e para a infraestrutura esportiva regional na Letônia. “Esta é uma das poucas pistas de BMX do mundo, que foi projetada pensando não apenas nos regulamentos da UCI (Union Cycliste Internationale), no conforto e segurança dos atletas, mas também na arquitetura da pista, para que este edifício sirva não apenas como uma instalação esportiva funcional, mas também como um forte traço de reconhecimento do lugar”, assim a arquiteta Ilze Rukmane - Poča enfatiza a ideia principal do edifício.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eriks Bozis

A nova pista de BMX está localizada no território do “Centro Olímpico de Vidzeme”, na cidade natal do esportista olímpico, Valmiera, que é a 6ª maior cidade da Letônia. No total, a pista com rampas de arranque a alturas de 5, 8 e 3 metros foi construída em uma área de mais de 15.500 m2. A largura de cada faixa é de 8 metros em linhas retas, até 14 metros em expansões de curvas e o comprimento total das faixas é inferior a um quilômetro. Esta é a única pista do mundo na qual é possível organizar competições de 3 alturas diferentes da rampa inicial em paralelo, economizando o tempo da competição e organizando o percurso da competição com mais eficiência.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eriks Bozis

O solo argiloso foi usado para criar trampolins e curvas, e foram construídos com base em areia drenada e resistente ao gelo e materiais minerais de grão grosso. Thomas Hamon, especialista francês experiente da Pro Tracks, autor da pista de BMX nas próximas Olimpíadas de Tóquio, também participou da construção das formas e geometrias dos obstáculos.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Eriks Bozis

O conjunto do edifício de largada do BMX consiste em dois volumes retangulares que se intercruzam em um ângulo de 10 graus - rampas com vigas. Os volumes estão dispostos no terreno de forma que os ventos predominantes não interfiram nas partidas dos atletas.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eriks Bozis
Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Imagem 20 de 31
Planta +0.000
Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Interiores, Aço
© Eriks Bozis
Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Imagem 21 de 31
Planta +4.440
Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior
© Eriks Bozis

A forma arquitetônica do edifício incorpora totalmente o princípio estabelecido pelo destacado arquiteto americano Louis Sullivan do século XX - a forma segue a função. De acordo com a função, uma trindade forte e duradoura de materiais foi escolhida - metal, concreto e madeira. O metal domina tanto nas estruturas de suporte de carga quanto como material e componente de acabamento. Por outro lado, os edifícios com estrutura de madeira têm um acabamento natural e claro, em madeira de lariço.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Fachada, Aço
© Eriks Bozis

Ao projetar o edifício, os princípios e técnicas dos esportes de BMX foram analisados e compreendidos e, portanto, um aspecto importante na formação da composição arquitetônica foi o ritmo e a dinâmica. O “ritmo” certo é a chave principal para o sucesso de um atleta de BMX. Mas a dinâmica que pode ser observada em todos os movimentos de um atleta de BMX, “voando” ao longo da pista, é acentuada nas principais fachadas do edifício, onde duas imagens simbólicas de Maris Strombergs são integradas no acabamento de metal perfurado. O primeiro reflete a dinâmica da pista - o corpo do atleta no momento em que é agrupado para o voo em direção da próxima curva. A segunda é uma foto do atleta na final, ganhando o Ouro Olímpico. “Essas imagens são de particular importância porque lembram as conquistas olímpicas significativas que agora se tornaram o motivador para atletas jovens e talentosos, cheios de energia para atingir altos picos”, enfatiza a autora do projeto.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Eriks Bozis

As imagens documentais são estilizadas e hiperbolizadas, dando um impulso emocional ao projeto. Graças ao tamanho impressionante das imagens, elas também podem ser vistas à distância ao dirigir pela rua principal da cidade. A partir daí, a dinâmica da imagem contra a estrutura estática do objeto pode ser vista em particular.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Interiores
© Eriks Bozis
Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Imagem 24 de 31
Seção A-A

A capacidade projetada do edifício é de aproximadamente 90 pessoas, mas até 30 pessoas podem permanecer na pista ao mesmo tempo, por esse motivo a pista é cercada adicionalmente. A pista de BMX foi projetada como uma pista de treinamento, mas o território é adaptável às necessidades da competição de até aproximadamente 3000 expectadores. A pista possui um sistema de rastreamento de tempo My Laps - que faz medições de tempo parciais em vários locais da pista e no ponto inicial.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eriks Bozis

Construções de estrutura de madeira integradas autônomas foram construídas no espaço abaixo da rampa inicial. “As instalações, localizadas abaixo das rampas de largada, podem ser praticamente utilizadas para aulas teóricas, manutenção de bicicletas de BMX, palestras, descanso de atletas, treinamento de treinadores. Neste complexo, é possível organizar as competições de mais alto nível, porque tudo é bem pensado, confortável, seguro e adaptado às especificidades dos esportes de BMX nas suas melhores nuances”, o edifício esportivo recém-aberto é avaliado por Ivo Lakučs, o treinador letão de BMX.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior
© Eriks Bozis

Em menos de seis meses desde a sua abertura, o moderno complexo esportivo já sediou o Campeonato Letão de Ciclismo de BMX de 2019 e o Campeonato Europeu de BMX, que reuniu 1.060 atletas de 26 países europeus.

Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba - Fotografia de Exterior
© Eriks Bozis

Foi reconhecida como a construção mais ambiciosa da Letônia em 2019.

“O futuro desta pista é tão grande quanto nós o criarmos. Tem todas as chances de ser bastante impressionante!” - Maris Štrombergs.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valmiera, Letônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pista de BMX Maris Strombergs na Letônia / Balta Istaba" [Olympic Champion Maris Strombergs’ BMX Track / Balta Istaba] 01 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989483/pista-de-bmx-maris-strombergs-na-letonia-balta-istaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.