Edifício RH+ / RBK arquitectura

Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luis Barandiarán

Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, VigaEdifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Bancada, VigaEdifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício RH+ / RBK arquitectura - Mais Imagens+ 26

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: RBK arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  438
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Barandiarán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, FV, ferrum, fuentes de fuego, leddesing.com.ar
Mais informaçõesMenos informações
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vivemos em um mundo em constante transformação, onde as cidades estão se tornando cada vez mais compactas, herméticas e friccionais, forçando a aglomeração de seus residentes, e Buenos Aires não escapa à tendência. A maior e mais populosa cidade da Argentina está se tornando cada dia mais lotada e edificada, e cada vez mais nos entrelaçamos com o aumento incontrolável de "multidões", mas que, antes do choque do desconhecido, parecem ser cada vez mais anônimos. É por isso que nos afastamos, nos fechamos e nos introjetamos em nossos pequenos mundos com menos empatia e proximidade, em um contexto que não há muito tempo atrás era uma comunidade orgânica. Elementos tão básicos como o sol, o vento, as árvores, a luz e a sombra parecem estar cada vez mais ausentes no cotidiano, mas eles continuam a habitar aqui, em nosso ambiente comum. Estes pressupostos estão se tornando cada vez mais procurados, mas a cada oportunidade damos cada vez menos espaço para que eles apareçam. Os deixemos em paz. Para deixá-los fluir e passar pelas nossas casas.

Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Luis Barandiarán
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão, Balcão
© Luis Barandiarán
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Luis Barandiarán

É por isso que às vezes nos perguntamos: para quê e para quem construímos? Nessas reflexões também surge a questão fundamental: o que podemos fazer para que os sentidos entrem em contato com a luz solar de que tanto precisamos, para que o som das folhas, a percepção do vento e a vegetação que muda de cor durante as estações possam coexistir em harmonia e em comunidade com nossa passagem pelo tempo? Com isso e como "bases" destas premissas, nasceu o projeto RH+, que procura recompor todas estas deficiências urbanas e alterá-las para melhorar a qualidade de vida de seus ocupantes. Em um lote que estava 95% ocupado por uma antiga construção abandonada (que não deixou quase nenhuma pegada verde de qualquer absorção de solo), e em um bairro que exigia permeabilidade devido a sua proximidade com o córrego Vega, optamos por deixar livre metade do terreno, embora fosse um lote muito pequeno para o desenvolvimento de um edifício vertical. Assim, foi possível deixar a maior quantidade de superfície de terra permeável, com uma mistura de vegetação com árvores frondosas que ajudam a limpar o ar.

Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Luis Barandiarán
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© Luis Barandiarán
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Imagem 24 de 31
Planta - Terceiro pavimento
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Imagem 26 de 31
Planta - Cobertura
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Bancada, Viga
© Luis Barandiarán

No entanto, quando surge a pergunta "Para quem?", nossa proposta é que o projeto não tenha apartamentos "padrão", mas sim que seja uma combinatória em uma ramificação complexa e escalonada que varia a cada andar, proporcionando-lhe diferentes tipologias. Fugindo da monotonia e da norma, proporcionando uma maior confluência de habitantes de diferentes classes sociais e perfis, cooperando para convergir e formar uma comunidade na qual todos possam interagir. Cada uma das habitações tem ventilação cruzada, luz solar direta ou indireta e contato permanente com a vegetação do edifício. Tanto de dentro como de fora, com suas grandes varandas. Cada uma das unidades contam com este grande espaço externo com a própria vegetação pública do edifício, onde as grandes árvores do pátio interno e as do fundo abraçam e contêm todo o conjunto. O edifício foi projetado para que tenha manutenções pontuais no futuro.

Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Luis Barandiarán
Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada
© Luis Barandiarán

Por isso a estrutura é mantida evidente, formando um jogo de sucessivos painéis de concreto aparente. O edifício coloca grande ênfase nas percepções sensoriais, como uma questão primitiva de reflexão sobre o estar. Ele assume um enorme compromisso com seus grandes espaços abertos, permitindo uma experiência plena da natureza. Essa sensação tão básica e fundamental, mas ao mesmo tempo tão escassa e esquecida nas grandes metrópoles, neste caso, em Buenos Aires. Dizemos sempre que "o projeto fortaleceu o edifício", fornecendo-lhe novas espécies, que absorvem CO2 e produzem o oxigênio necessário para melhorar a vida do edifício e da própria cidade. Dentre os elementos vegetais estão dez novas árvores, quatro grandes e seis de médio porte; além de 150 espécies (incluindo arbustos, plantas suspensas, trepadeiras, e cobertura com plantas nativas e borboletas), convidando novas variedades a aparecer ao longo do tempo. O edifício de habitação coletiva RH+ dá àqueles que ali vivem o presente de um raio de sol no rosto, possivelmente um ressalto de luz de uma árvore que os encante com um jogo de luz e sombra em seu interior, e talvez também lhes dê a tranquilidade de passar um tempo calmo e sereno com seus vizinhos.

Edifício RH+ / RBK arquitectura - Fotografia de Interiores
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saavedra, CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício RH+ / RBK arquitectura" [Edificio RH+ / RBK arquitectura] 02 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989357/edificio-rh-plus-rbk-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.