Casa Biblioteca / FMD

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, JardimCasa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Biblioteca / FMD - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaCasa Biblioteca / FMD - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: FMD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qingshan Wu
  • Arquiteto Responsável: Jianfeng wang
  • Equipe De Projeto: Jianfeng Wang, Nico Willy Leferink, Yi Yang, Rong Wang, Liu Wang, Yiting Ma
  • Engenharia: Ruibin Xin
  • Cliente: Yibin Cuiping Agricultural Development Investment and Construction Co. LTD
  • Cidade: Yibin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Jardim
© Qingshan Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Anshi Village, Sichuan, é uma vila chinesa situada atrás da Montanha Nianpan. Essas aldeias são conectadas por muitas ruas, campos e lagos dispersos, além das diferentes casas e árvores, um assentamento típico do sul de Sichuan. A casa está localizada no centro de Anshi Village, no cruzamento de três vias, a 4m de altura em relação à rua. O volume está em frente às plantações de arroz e as criações de peixe, com um declive aberto e suave.

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Orla
© Qingshan Wu

O volume original em forma de "L" possuía uma edificação principal de dois andares e uma auxiliar de um andar. O volume principal abriga a área de estar e o auxiliar, a cozinha e depósito. A edificação é uma estrutura de tijolos com espaços independentes divididos por várias paredes autoportantes. Há um corredor na parte sul do segundo andar. Transformar um espaço residencial de pequena escala em um espaço público aberto sem grandes mudanças de espaço, perfil e altura foi o maior desafio deste projeto.

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingshan Wu
Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Qingshan Wu

Após a valorização da estrutura, conectamos os dois pavimentos do lado oeste, e criamos duas estruturas em forma de árvore para sustentar a cobertura e gerar um espaço de leitura único. A estrutura em árvore toma como referência o Pavilhão Helou: dois elementos sobrepostos dominam todo o espaço; a estrutura de aço enfatiza a conexão dos galhos de madeira;  a continuação do piso como fundação da coluna protege a estrutura de madeira; a luz é oculta na estrutura de aço para iluminar o telhado. A estrutura de madeira sustenta todo o telhado, que se destaca das paredes abaixo para gerar uma sensação de flutuação. A delicadeza interna do sistema de madeira é exposta através do grande vidro que contrasta com a fachada de tijolo e pedra bruta.

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Qingshan Wu
Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Interiores, Viga
© Qingshan Wu

Uma suave rampa em ziguezague liga a rua e o jardim frontal, guiando as pessoas até o volume por um caminho interessante. Diferentes alturas de terraços são intercaladas entre as rampas para integrar a edificação com as paisagens circundantes. Todos os terraços são feitos por trabalhadores e técnicas locais usando os arenitos vermelhos da região.

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Qingshan Wu
Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Interiores, Viga
© Qingshan Wu

Considerando a influência da luz solar, projetamos dois tipos de espaços de leitura: no lado sul, dois assentos voltados um para o outro para evitar a luz direta do sol; no lado norte, não há luz solar direta, por isso, os assentos estão voltados para a janela, para que seja possível apreciar a paisagem da encosta durante a leitura. O lado oeste do volume enfrenta diretamente a paisagem montanhosa com um grande vidro. O brise motorizado pode abrir ou fechar, com um gesto diferente para o ambiente em mudança. O volume do primeiro andar do lado sul é transformado em uma sala de reuniões com telhado de madeira. E a grande janela horizontal leva a Montanha Nianpan para dentro da sala.

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Interiores, Janela
© Qingshan Wu
Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Qingshan Wu

Esperamos que nesta biblioteca pública, mais crianças da vila de Anshi possam ler, experimentar e se comunicar sob as duas grandes árvores, integrando-se à vida cotidiana dos moradores.

Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Qingshan Wu
Casa Biblioteca / FMD - Fotografia de Exterior, Jardim
© Qingshan Wu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Anshi Village, Lizhuang Town, Cuiping District, Yibin, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Biblioteca / FMD" [Village Acadmy / FMD] 21 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989243/casa-biblioteca-fmd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.