Casa San Cristobal / Marc Perrotta

Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Exterior, Arco, ArcadaCasa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Exterior, FachadaCasa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, JanelaCasa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Jardim, AidoCasa San Cristobal / Marc Perrotta - Mais Imagens+ 14

Mérida, México
  • Arquitetos: Marc Perrotta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  309
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabian Martinez
Mais informaçõesMenos informações
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fabian Martinez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta antiga casa no centro histórico de Mérida, capital do estado de Yucatán, recebeu ao longo dos anos diferentes e fragmentados anexos que, com este projeto, foram removidos e substituídos por uma adição contemporânea criando três pátios exuberantes para o máximo de luz natural e ventilação cruzada. Além de uma casa de pedra histórica, no local também havia uma grande palmeira real. Em um esforço para salvar a árvore e criar uma relação mais íntima com ela, a casa foi projetada para envolvê-la. O volume histórico existente foi renovado com uma fachada restaurada e novos acabamentos emblemáticos da arquitetura histórica de Mérida, como paredes de gesso e pisos de azulejos coloridos. As vigas de aço e o teto abobadado da casa original foram restaurados.

Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Jardim, Aido
© Fabian Martinez
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Arco
© Fabian Martinez

Em contraste com as grossas paredes de pedra e as altas aberturas da casa histórica, a nova adição é uma estrutura de concreto resistente que é preenchida com uma tela de vidro, pedra ou tijolo, dependendo do programa. A nova sala se eleva ao encontro do topo da piscina e oferece espaço para uma cisterna. A mudança de elevação também melhora o deslocamento da frente da casa, com seu escritório e espaço de trabalho, até a parte posterior mais silenciosa. Aqui, a sala de estar é cercada por um jardim desértico com plantas nativas e outro denso e selvagem, dois ambientes distintos que exigem pouca ou nenhuma rega. A face norte da adição de dois andares é inclinada minimizando o ganho de calor solar. A casa é dividida em três pátios: um pequeno pátio tradicional com hera e flores, um jardim nativo do deserto no meio e uma selva nos fundos que proporciona privacidade para a casa de hóspedes. Além da casa principal há uma pequena edícula rosa e despensa. Abaixo do arco da casa de hóspedes há um acesso separado da piscina em uma plataforma flutuante de gesso chukum. A casa de hóspedes é finalizada com blocos de concreto feitos à mão que foram moldados no local.

Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fabian Martinez
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela
© Fabian Martinez
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Imagem 17 de 19
Planta - Térreo
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Imagem 18 de 19
Planta - Primeiro Pavimento
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fabian Martinez
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fabian Martinez
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Imagem 19 de 19
Axonométrica
Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Viga
© Fabian Martinez

Por toda parte, a materialidade e os acabamentos da casa são crus, porém táteis, e mostram a execução da obra. A casa inclui janelas e portas de aço personalizadas, ademais da marcenaria feita sob medida. Além da fachada pintada, todo o gesso é colorido, incluindo rosa na casa de hóspedes e verde claro no escritório. Além de materiais duráveis ​​e grandes extensões de vidro para luz natural, os painéis solares no telhado fornecem eletricidade à rede para reduzir o consumo e a manutenção. Os jardins do pátio também garantem uma brisa quase constante, em vez de depender apenas do ar-condicionado para resfriar a casa.

Casa San Cristobal / Marc Perrotta - Fotografia de Exterior, Arco, Arcada
© Fabian Martinez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa San Cristobal / Marc Perrotta" [Casa San Cristobal / Marc Perrotta] 20 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989242/casa-san-cristobal-marc-perrotta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.