Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon

Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaEscola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Viga, PilarEscola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaEscola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Mais Imagens+ 27

Heudebouville, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Grazia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cupa Pizarras
  • Orçamento: 4.5 M€
  • Nível De Desempenho: BEPOS - E3C2
  • Cliente: City of Heudebouville
  • Projeto Executivo: BETEM
  • Consultoria Acústica: Impedance
  • Supervisão: Tempo
  • Coordenador Do Projeto: CICLOP
  • Cidade: Heudebouville
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um local notável cujo cenário são as encostas do Vale do Sena, esta nova escola está conectada à vila normanda de Heudebouville (França), em uma paisagem arborizada do campo. Da história do lugar, a escola empresta os materiais e morfologia: a madeira das casas de enxaimel do centro da cidade para as esquadrias e caixilhos; a ardósia da torre do sino e da câmara municipal para revestir e proteger as fachadas e a cobertura.

Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Grazia
Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Sergio Grazia

A morfologia das casas e imóveis agrícolas no local é reinterpretada, dando origem a grandes longères contemporâneos (longère é o nome de uma habitação longa e estreita, desenvolvendo-se ao longo do eixo de seu cume, tipicamente habitada por agricultores e artesãos, sendo típica das regiões da Bretanha e Normandia no noroeste da França). A geografia do local direciona a implantação da obra, as casas foram inseridas conforme o perímetro do lote e com respeito ao solo natural. Estas diretrizes delimitam os playgrounds, desenham pomares e tornam-se vales coletando a água da chuva de todo o local para alimentar uma bacia ajardinada abaixo.

Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Imagem 23 de 32
Axonométrica

Antecipando o futuro. Esta organização em camadas antecipa o crescimento planejado da aldeia e a futura expansão da escola, com cada família tendo a oportunidade de se expandir. Respeitando o layout original, salas de aula podem ser adicionadas, a cantina, pátios e jardins podem ser ampliados e os equipamentos podem acomodar mais alunos e usuários. Nesse sentido, as redes e sistemas de segurança contra incêndio já consideram esse possível crescimento.

Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Grazia
Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Janela, Mesa, Viga
© Sergio Grazia
Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Sergio Grazia

O sistema estrutural em pórticos, com a ausência total de um ponto de apoio intermediário, permite esta evolução futura e modularidade completa das instalações. As fachadas e a cobertura são compostas por módulos pré-montados fora do local, combinando estanqueidade de ar/água, isolamento e estrutura. As peças de 5x2 m, desenvolvidas em 3D com o carpinteiro, permitiram gerenciar o tempo de construção.

Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Sergio Grazia
Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Pilar
© Sergio Grazia

Pegada de carbono. A construção da escola é parte de um processo para reduzir sua pegada de carbono. A utilização de madeira e ardósia, a integração de painéis fotovoltaicos e a ausência de consumo de combustíveis fósseis para o aquecimento dos equipamentos permitem atingir os ambiciosos níveis E3C2 e BEPOS. Por fim, o local foi totalmente construído com materiais locais e empresas estabelecidas na região.

Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:27400 Heudebouville, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Les Coteaux Fleuris / HEMAA Architectes + Hesters Oyon" [Les Coteaux Fleuris School / HEMAA Architectes + Hesters Oyon] 22 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989148/escola-les-coteaux-fleuris-hemaa-architectes-plus-hesters-oyon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.