Ponte Bara / Sam Crawford Architects

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Costa, VigaPonte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, CorrimãoPonte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de ExteriorPonte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Orla, VigaPonte Bara / Sam Crawford Architects - Mais Imagens+ 14

Centennial Park, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  157
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brett Boardman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AkzoNobel, Cutek, Gosford Quarries, Universal Anodisers, Weldlok
  • Cliente: Centennial Park & Moore Park Trust
  • Equipe De Projeto: Sam Crawford, Ben Chan, Imogene Tudor, Ken Warr
  • Cidade: Centennial Park
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Costa, Viga
© Brett Boardman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de uma nova ponte para pedestres e ciclistas em um grande parque em Sydney concebido pela empresa australiana Sam Crawford Architects (SCA) foi inspirado na forma das enguias 'bara' e sua migração para o Oceano Pacífico a partir do próprio lago que a ponte atravessa.

Sam Crawford, diretor da SCA, afirmou que “a forma, o movimento e a cor das enguias de barbatana longa se refletem na materialidade e no desenho da ponte. A estrutura celebra a cultura indígena antiga e é uma adição ambientalmente sensível ao parque Centennial, ligando-o às áreas circundantes do interior de Sydney.”

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Brett Boardman

A expressão dinâmica da ponte chama a atenção para a incrível e antiga migração da enguia no processo de reprodução, um aspecto importante das tradições do povo Dharawal local. Nesse momento, as enguias deslizam e se contorcem por terra até a água salgada em Botany Bay, e depois para áreas de desova perto da Nova Caledônia, a milhares de quilômetros de distância. A forma curva e sinuosa da ponte lembra o movimento desses animais quando nadam lentamente apoiados pelas laterais do corpo. À medida que se movem, eles brilham. Nesse sentindo, as grades da ponte são feitas de alumínio anodizado de cores diferentes que se espalham no centro, ecoando a estrutura e o dinamismo da enguia. A estrutura brilha à luz do sol e reflete na superfície da água, assim como o ventre prateado dos animais. As cores foram selecionadas para remeter à camuflagem e ao movimento.

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© Brett Boardman
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Imagem 19 de 19
Elevação
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Brett Boardman

“A ponte de 40 metros de comprimento está situada levemente acima de um sistema de lagoas, marcando uma entrada icônica, mas também se encaixando harmoniosamente no ambiente natural. Outras portas de entrada para o parque refletem as sensibilidades europeias, mas nosso design comemora séculos de cultura indígena. E também faz referência à materialidade e às cores da infraestrutura existente no parque”, disse Sam Crawford.

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Brett Boardman

Esta nova estrutura acessível substitui a antiga ponte de pedestres. Ela conecta o parque a uma nova estação de metrô, além das redes mais amplas de pedestres/ciclistas dos subúrbios.

“Esta conexão contemporânea com o tão amado parque também tem valores ambientais no centro do projeto. Ela protege as margens da erosão, preserva o habitat de espécies ameaçadas e oferece aos visitantes a oportunidade de se envolver diretamente com o ecossistema da lagoa”.

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Brett Boardman
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Imagem 17 de 19
Planta
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Viga
© Brett Boardman

A ponte é alargada no centro para formar uma plataforma de observação, um local de descanso, permitindo que os pedestres façam uma pausa e apreciem a vida aquática, as aves e a flora, como arbustos de bankia ameaçados de extinção e gramíneas nativas. Os materiais foram cuidadosamente escolhidos por sua baixa manutenção, durabilidade e 100% de reciclabilidade. Madeira local é usada para corrimãos e meios-fios, arenito para pavimentação e blocos de retenção. A malha plástica reforçada com fibra de vidro (FRP) leve e antiderrapante foi selecionada para o piso da ponte. O parapeito de alumínio anodizado foi escolhido por sua cor, brilho, solidez e reciclabilidade. A superestrutura de aço pintado também é 100% reciclável.

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman

Para minimizar a perturbação do ecossistema da lagoa, apenas três estacas foram cravadas no leito da lagoa. Uma estrutura de aço cruciforme de quatro pinos sustenta a ponte e fornece estabilidade lateral e longitudinal. Para garantir a precisão e minimizar o desperdício, toda a estrutura e o parapeito foram montados fora do local e remontados ali. Protótipos 3D garantiram a precisão de cada conexão e componente antes da fabricação. Uma segunda etapa do projeto fornecerá interpretação e orientação, marcando esta importante porta de entrada para os parques.

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© Brett Boardman
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Imagem 18 de 19
Corte
Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Orla, Viga
© Brett Boardman

“O projeto dá continuidade à visão da SCA de criar projetos comunitários de alto valor público, contribuindo tanto para a habitabilidade quanto para a sustentabilidade, respeitando a terra e a cultura em que se encontram.”

Ponte Bara / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Costa, Floresta, Viga
© Brett Boardman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Centennial Park NSW 2021, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte Bara / Sam Crawford Architects" [Bara Bridge / Sam Crawford Architects] 19 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989137/ponte-bara-sam-crawford-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.