Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de ExteriorCasa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, ArcoCasa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, ConcretoCasa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, EscadaCasa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Mais Imagens+ 18

Mais informaçõesMenos informações
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Janela
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Punta Zicatela, um lugar na costa mexicana do Pacífico de pores do sol dourados, onde o mar, a areia e as falésias formam um panorama único, abriga a Casa TO, um oásis discreto de arquitetura incomum que permite o mergulho em um estado de reflexão absoluta.

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Arco
© Rory Gardiner
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Rory Gardiner

O projeto, encomendado ao arquiteto Ludwig Godefroy, foi delineado sob a marca da simplicidade e elegância conceitual, onde tradição e vanguarda se amalgamam em uma estrutura inédita abraçada pela tranquilidade da natureza. Seu nome, Casa TO, surge da ideia de contemplação serena em um espaço definido como a reinterpretação de um templo de Oaxaca, que gera uma experiência sensorial radical apenas ao entrar nele.

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Arco
© Rory Gardiner

A estrutura evoca o padrão reticular de duas obras hidráulicas históricas de beleza atemporal, a Cisterna da Basílica —Yerebatan Sarayi— em Istambul, datada do século VI, e o Reservatório Hornsey Wood no Finsbury Park, em Londres, construído no século XIX.

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Rory Gardiner

A privacidade contra a exposição é evidente. Através das vistas interiores cria-se um refúgio margeado pelo céu, pela contundência das paredes e pela vegetação das bananeiras e maracujás. Em sua superfície de 600 metros quadrados, se entrelaça estética e funcionalidade, enfatizando a honestidade das texturas de matérias-primas como concreto, aço, argila e madeira.

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Tijolo, Corrimão
© Rory Gardiner
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 21 de 23
Planta
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão, Pilar
© Rory Gardiner

O ambiente natural da Casa TO definiu seu design de interiores, inspirado no tom natural de uma palmeira azul de Madagascar - Bismarckia nobilis - localizada no terreno. A paleta de cores é composta pelos tons típicos do concreto e do inox, que são complementados por tons de turquesa presentes nas serralherias, nas luminárias do ateliê e em alguns elementos decorativos; além dos detalhes em amarelo, azul e verde, que contrastam nos vidros e elementos têxteis confeccionados pela Vivenda, a Oficina Têxtil Experimental de Alfredo Orozco e os tapetes de TallerOcho.

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Viga
© Rory Gardiner
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 22 de 23
Corte
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Arco, Viga, Pilar
© Rory Gardiner

Para transmitir simplicidade e delicadeza, foram incorporados móveis trabalhados por marceneiros experientes de Puebla, Guadalajara e Oaxaca, que, juntamente com as peças de bambu desenhadas por Tiago Solís Van Beuren, enfatizam as texturas e adicionam personalidade aos ambientes. Estas peças únicas, que mostram o rico artesanato e criatividade dos talentos locais, podem ser adquiridas pelos hóspedes em regime de comércio justo, permitindo que um objeto excecional seja integrado no seu cotidiano.

Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Playa Zicatela, Oaxaca, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture" [Casa TO / Ludwig Godefroy Architecture] 16 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989024/casa-to-ludwig-godefroy-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.