Cafeteria Lantern / Studio Studio

Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaCafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaCafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Viga, AçoCafeteria Lantern / Studio Studio - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Studio Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Park Sehee
  • Projeto Gerenciamento De Construção Supervisão E Design De Móveis: Do Gwanghun
  • Cidade: Incheon
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Park Sehee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto transforma uma antiga casa em uma cafeteria. A relação entre o novo volume e o antigo telhado era importante. Não tratava-se de uma questão de preservação, mas sim do simples fato de que "tempos diferentes se encontram". Há tantos exemplos de reforma de casas antigas. Em Seul, especialmente, elas estão sendo transformadas em espaços comerciais. Dessa forma, o importante para mim era a separação completa das décadas de 1980 e 2020 através do telhado e das paredes. O telhado já estava construído, por isso, pensei que as coisas recém-criadas deveriam ser extremamente atuais, entretanto, eu não queria que o projeto tomasse conta da história do telhado com palavras como "retrô" ou "novo retrô" ou "reedição".

Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Park Sehee
Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Park Sehee

Há diferentes propósitos nas escolhas formais ainda mas quando se trata de um projeto inserido em Seul. Como mencionado, existem inúmeros exemplos de renovação de casas nessa cidade, e a maioria está focada na reprodução ou ignoram completamente a "micro-história" do edifício do ponto de vista atual. Não estou criticando essas duas atitudes, mas estou simplesmente reconhecendo a existência da história de cada edifício.

Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Viga
© Park Sehee
Cafeteria Lantern / Studio Studio - Imagem 14 de 15
Planta - Proposta
Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Park Sehee

nLDK - Aqui, os usuários bebem café, leem um livro de vez em quando, digitam no laptop como eu faço agora e conversam com os amigos. E os usuários devem compartilhar esse espaço com outras pessoas. Deste ponto de vista, o projeto tornava-se um desafio. Um quartinho onde uma pessoa mal consegue dormir, uma sala onde a família se reúne para assistir TV e o quarto de um casal deveriam ser transformados em um espaço que pudesse ser compartilhado com estranhos. Quando imaginei esse novo ato sendo realizado na escala da casa existente, sentimentos desconfortáveis vieram à mente. Talvez seja porque eu sentiria como se estivesse deitado na casa de outra pessoa?

Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Park Sehee
Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa
© Park Sehee

No entanto, não foi possível remover todas as paredes. Um reforço estrutural mínimo teve de ser feito e a maioria das paredes teve de ser mantida. Depois disso, criou-se uma parede com cerca de 300mm no centro para evitar que o espaço remetesse a uma planta residencial. Não tenho certeza de quão eficaz foi essa intervenção. No entanto, sinto que este espaço se tornou menos "doméstico". O projeto pode não ser capaz de superá-lo totalmente ou resolvê-lo completamente, no entanto, é satisfatório já que certos problemas foram resolvidos. A intervenção agressiva teria reduzido o espaço de 70 metros quadrados, tive que decidir entre mudar a atmosfera da casa ou deixá-la mais espaçosa, e escolhi a segunda.

Cafeteria Lantern / Studio Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Park Sehee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Incheon, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Lantern / Studio Studio" [Lantern Café / Studio Studio] 16 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988868/cafeteria-lantern-studio-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.