Casa JJ / AE-architecten

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Exterior, Orla, Fachada
© Faye Pynaert

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaCasa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, VigaCasa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, JanelaCasa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa JJ / AE-architecten - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: AE-architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  419
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Faye Pynaert
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, Accoya, Beal mortex, CJC, Nemetscheck, Oluce, Rubio Monocoat, Siedl, V-Zug, Woka
  • Arquitetos Responsáveis: Petra Decouttre & Jan Baes
  • Engenharia Estrutural: H110 architecten en ingenieurs
  • Carpinteiro: Demeersman
  • Electricidade: Electro Light
  • Cidade: Gent
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Macharius, um dos bairros centrais de Gante onde as várias camadas históricas de ocupação da cidade ainda podem ser lidas com bastante clareza, a Casa JJ, uma construção so século XIX, encontra-se nas proximidades do antigo matadouro municipal e da Abadia de São Bavo.

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Viga
© Faye Pynaert
Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores
© Faye Pynaert

No lote adjacente situava-se o antigo estábulo municipal, onde o gado era recolhido antes de ser enviado para o matadouro. Quando esta propriedade foi colocada à venda, os clientes encararam-na como uma oportunidade rara de aumentarem significativamente a área da sua habitação, oportunidade que habitualmente se encontra circunscrita às áreas suburbanas. O objetivo do projeto seria assim unir as duas construções, permitindo uma certa descompressão no interior de um tecido urbano denso.

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Faye Pynaert

A fim de unir as duas casas em uma única, moldamos as vigas de concreto cruciforme em uma fôrma bruta que suportou a carga da fachada traseira e da parede divisória. Por um lado, isto tornou possível tanto a conexão visual quanto física do piso térreo e, por outro, dividiu o espaço aberto em quadrantes como um conjunto de espaços para diferentes atividades, conectando, ainda, cada quadrante com sua própria atmosfera clara.

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, Viga
© Faye Pynaert
Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Armário
© Faye Pynaert

A área de jantar é um espaço de pé direito duplo, solene, pintado de verde e orientado a Sul. Em oposição, a cozinha é um espaço comprimido, revestido em carvalho escurecido. A área de estar, o espaço mais intimista da casa, é definida por uma abóbada de concreto moldado in-loco e, por último, uma sala exterior, separada da casa por duas portas de correr, pode ser completamente aberta no verão, abrindo o espaço interior da casa ao jardim.

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores
© Faye Pynaert
Casa JJ / AE-architecten - Imagem 18 de 21
Planta Baixa
Casa JJ / AE-architecten - Imagem 19 de 21
Planta Primera

Paralelamente à estratégia simultânea de conexão e definição dos quatro espaços, procurou-se uma reinterpretação do existente ao mesmo tempo que se mantiveram as suas características históricas, tais como os antigos estábulos e a lareira, criando novas relações entre os espaços e reforçando a memória do local.

Casa JJ / AE-architecten - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Faye Pynaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JJ / AE-architecten" [JJ House / AE-architecten] 16 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988795/casa-jj-ae-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.