Casa Atelier / LOMA Arq +

Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior, Floresta, VigaCasa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de InterioresCasa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior, Janela, CostaCasa Atelier / LOMA Arq + - Mais Imagens+ 19

San Lorenzo, Argentina
  • Arquitetos: LOMA Arq +
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ColorShop, Corralón Brochero, Corralón Patagonia, Hg Áridos, Maderera Plus, Pinturería, Rs Metales, Todo Luz, Urbantek
  • Arquitetos Autores: Lorena Rosica, Matías Williams
  • Cálculo Estrutural: Eliana Baldazar
  • Cidade: San Lorenzo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior, Janela
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Atelier é uma residência para um casal de artista e designer, localizada em Traslaslasierra, no topo de uma loteamento em San Lorenzo, Córdoba, e rodeada de flora e fauna nativas. O compromisso de preservação desse contexto foi sem dúvida o ponto de partida do processo de projeto da casa. A intenção era de gerar uma conexão natural e selvagem que não só servisse de plano de fundo, mas também fundisse a casa nesse cenário para que ele fizesse parte da vida e da produção artística daqueles que a habitam. A atmosfera da casa, tanto dentro quanto fora, tem como objetivo transmitir inspiração criativa para o desenvolvimento artístico de seus moradores.

Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior, Janela
© Gonzalo Viramonte
Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Gonzalo Viramonte
Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Viga, Cadeira
© Gonzalo Viramonte
Casa Atelier / LOMA Arq + - Imagem 20 de 24
Planta - Térreo
Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Viga, Janela
© Gonzalo Viramonte

A imperfeição de seus materiais regionais, tais como os tijolos fundidos a alta temperatura produzidos localmente em fornos de barro, mistura-se com o concreto armado e o calor da madeira. Foram utilizados materiais de muito baixa manutenção, que se desgastam com o tempo e ajudam a economizar energia, uma vez que foram cuidadosamente selecionados após um extenso estudo climático. As grandes janelas que cobrem grande parte da superfície da fachada norte oferecem amplas vistas da paisagem natural ao redor e atuam como receptoras de calor no inverno. Com sua morfologia pura e detalhes de acabamento austeros, procura ocultar a complexidade construtiva e estrutural para alcançar a máxima simplicidade visual, utilizando estes materiais regionais de maneira artesanal em uma abordagem contemporânea e minimalista.

Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Interiores, Janela
© Gonzalo Viramonte
Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira
© Gonzalo Viramonte
Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte

A casa se desenvolve em dois níveis: espaço comum no térreo; e produção (atelier) e espaço íntimo no andar de cima. A conexão do lado de dentro com o de fora é predominante na fachada norte, tanto no térreo com sua galeria de entrada, quanto no pavimento superior com sua varanda que conecta os dois ateliês situados a leste e oeste com o dormitório central.

Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior, Floresta, Viga
© Gonzalo Viramonte

O espaço comum se estrutura em torno de uma lareira de duas frentes que define o ponto central de encontro na casa. De um lado, uma sala de estar tranquila e quente, e do outro, a cozinha e a sala de jantar. Ambos também são divididos por um vazio central de pé direito duplo que atua como uma interface entre a entrada principal, sala de estar, cozinha, sala de jantar e o espaço íntimo em cima.

Casa Atelier / LOMA Arq + - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Atelier / LOMA Arq +" [Casa atelier / LOMA Arq +] 12 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988705/casa-atelier-loma-arq-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.