Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial

Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaAtelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, VigaAtelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, CadeiraAtelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Madeira, Mesa, Bancada, Pia, Viga, CadeiraAtelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: atelier industrial
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  67
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Abba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARTEC TWIN WALL SHEET, Adobe
  • Arquiteto Responsável: Marcos Garbin
  • Equipe De Projeto: Federico San Esteban
  • Colaboradores: Victoria Fernández Valentina Marchetti
  • Cidade: San Rafael
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Luis Abba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de pavilhão foi pensado para se acomodar dentro de um galpão industrial de um armazém, funcionando independentemente, adaptando-se à estrutura pré-existente, com um uso preciso e rigoroso de técnicas industriais, permitindo que a arquitetura se concentre na estética do essencial.

Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Luis Abba
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Luis Abba

O programa se desenvolve em um único volume. Ele organiza o uso de escritório em uma parede existente, construindo uma mesa corrida que ocupa toda a superfície de tijolo, onde ficam as janelas. Isso permite uma melhor qualidade de trabalho com ventilação, além de liberar o espaço interno para as mesas de reunião e leitura, que ocupam o centro da planta. Suas paredes não chegam ao teto e definem o espaço de um lado como estúdio, e do outro como atelier.

Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Armário, Vidro, Fachada, Cadeira
© Luis Abba
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Luis Abba
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Luis Abba

Leve e sutil, o caráter industrial das superfícies é embaçado pelas condições difusas criadas pelos painéis de policarbonato. Sua adequação arquitetônica é ao mesmo tempo discreta e básica. Não é o objeto em si, mas o que este objeto pode mostrar e que sem ele permanece despercebido, um espaço qualitativo, uma distância intensiva. Um espaço arquitetônico, simples e intenso. O sistema regular de treze pilares e dez vigas faz deste espaço um espelho de seu próprio ambiente, fazendo com que este pavilhão transmita luz, recebendo-a, deixando-se penetrar por ela, de modo a se tornar ele mesmo luminoso.

Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Cadeira
© Luis Abba
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Imagem 16 de 19
Planta
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Imagem 17 de 19
Corte
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Madeira, Mesa, Bancada, Pia, Viga, Cadeira
© Luis Abba
Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Viga
© Luis Abba

Foram realizadas intervenções limitadas e pontuais, tornando sua construção simples, econômica, fácil de montar e desmontar e, ao mesmo tempo, por ser um sistema fechado de vigas e pilares laminados com um único tamanho e proporção, simplificando sua execução e adaptabilidade ao espaço já consolidado. O projeto tem algumas características fortes como uma porta articulada que pode ser aberta manualmente para mudar a direção e o uso do espaço, além de permitir a privacidade durante o horário de trabalho e isolar o espaço do ruído que pode existir pela própria indústria. A fachada de policarbonato alveolar atua como uma superfície de reação, dando ao volume um caráter translúcido, mas ao mesmo tempo garantindo privacidade.

Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Interiores, Viga
© Luis Abba

"A arquitetura da leveza é construída com os ingredientes materiais, técnicos e intelectuais do contexto em que opera. Este contexto já tem suas regras, e testar novas sintaxes com elas é a margem operacional do projeto." (Lacaton e Vassal).

Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luis Abba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Rafael, Mendoza, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Atelier Cuadro Benegas / atelier industrial" [Atelier cuadro benegas / atelier industrial] 11 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988685/atelier-cuadro-benegas-atelier-industrial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.