Casa Campos / Pace Arquitetura

Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Exterior, CorrimãoCasa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Terraço, Pátio, AidoCasa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira, Terraço, PátioCasa Campos / Pace Arquitetura - Mais Imagens+ 31

Campos do Jordão, Brasil
  • Arquiteto Líder: Roberto de Pace
  • Cidade: Campos do Jordão
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© João Paulo Oliveira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço é um convite à contemplação da natureza. Com um entorno encantador, este fundo de vale, formado por um lago, forrado de Vitórias-Régeas, seguido de uma montanha coberta de mata, é o cenário visto da residência, a qual assume uma posição de observatório deste lugar privilegiado pela natureza.

Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Exterior, Corrimão
© João Paulo Oliveira
Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© João Paulo Oliveira
Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Paulo Oliveira

Implantada em 1000 m² de terreno, seus 533,21 m² de área útil foram planejados para vivenciarmos intimidade, como também, compartilharmos a exuberância da paisagem.

Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Terraço, Pátio, Aido
© João Paulo Oliveira
Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira, Terraço, Pátio
© João Paulo Oliveira

Respeitando o entorno, concebemos a casa com uma estética natural e integrada à paisagem, escolhendo o concreto aparente, a pedra, a madeira e a transparência do vidro como seus elementos principais. Sua personalidade forte se impõe e, ao mesmo tempo, se integra. O peso estético do concreto, brutalista, aparece leve nos seus balanços; os grandes panos fechados de concreto apresentam vazios que dão movimento e fluidez visual à aparente “caixa fechada”. Ao chegarmos no local, nos deparamos com três volumes fechados de concreto, que sugerem um bunker, uma caixa forte; porém ao abrirmos a porta principal nos vemos num espaço todo aberto para uma paisagem exuberante, como se estivessemos num mirante, e esta sensação se repete em qualquer espaço do seu interior, que abriga, que aconchega, e ao mesmo tempo se abre ao exterior.

Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© João Paulo Oliveira
Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Interiores
© João Paulo Oliveira
Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Exterior
© João Paulo Oliveira

O preto é predominante na decoração e foi escolhido pela ausência que sugere, deixando um “espaço” livre para ser preenchido pelas sensações e interpretações do olhar humano sobre o ele. A dureza e a força de suas formas se tornam leves; a primeira impressão de entrar numa caixa fechada se transforma na vivência de um espaço aberto para a natureza; a frieza, geralmente atribuída ao concreto, à pedra, ao vidro e ao preto, se transforma em aconchego. Enfim, as contradições e dualidades das sensações criadas pelas formas e pelos materiais usados se integram ao espírito humano, enchendo de vida cada espaço, cada ambiente.

Casa Campos / Pace Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© João Paulo Oliveira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Campos / Pace Arquitetura" 25 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988679/casa-campos-pace-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.