Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo

Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior, FachadaCentro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior, CostaCentro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Corrimão, TerraçoCentro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de InterioresCentro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Studio Zozo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yang Taeyoung
  • Arquiteto Líder: Cho Junghwa
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Hyeobsin ENG
  • Construção Civil: HS Corporation
  • Arquitetos: Studio Zozo
  • Cidade: Dangjin-si
Mais informaçõesMenos informações
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yang Taeyoung

Descrição enviada pela equipe de projeto. MAE-AN-GEO significa “a casa de Maesan-ri”. É um lugar onde você pode descansar confortavelmente com as flores de ameixeira (o nome de Maesan-ri tem origem da aldeia com flores de ameixeira).

Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior, Costa
© Yang Taeyoung
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Imagem 25 de 32
Implantação
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior
© Yang Taeyoung

Tomando emprestado o conceito de “KAN (pode ser traduzido como 'módulo de espaço' ou 'sala')” em HANOK (arquitetura tradicional coreana), MAE-AN-GEO é uma casa com 22 módulos com um tamanho de 3m X 3m. 9 módulos são usados ​​para o centro dos anciãos, os 13 módulos restantes para o centro comunitário da aldeia. O centro comunitário da aldeia consiste em uma sala de estar, cozinha e um pequeno banheiro com mini-sauna e um pequeno escritório para o chefe da aldeia.

Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© Yang Taeyoung
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Imagem 26 de 32
Planta

Os quartos para idosos foram projetados para serem espaços aconchegantes, tendo todas as superfícies em compensado de bétula, com exceção da parte da janela estreita, para ventilação. Através da torre de vidro, a luz natural do sol entra e os idosos podem apreciar a vista do céu a partir do interior do edifício. A sala do Residente é um espaço onde todos podem passar e usar como um café, diferenciado dos quartos para idosos, projetado com fachada de vidro transparente. A sala tem uma bela vista de campo a sul e uma vista de uma antiga freguesia (Igreja Católica) a poente, importante património cultural da vila. Quando há uma reunião importante na aldeia ou quando os moradores estão assistindo a um filme em grupo, a entrada e a parede giratória da sala de estar do morador são fechadas para que o idoso possa usar o espaço do idoso de forma independente sem ser incomodado.

Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Yang Taeyoung
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Imagem 31 de 32
Corte 1
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Corrimão, Terraço
© Yang Taeyoung

Um edifício levemente flutuante e três pátios internos são projetados para ventilação ecologicamente correta. No verão, o ar frio sob o edifício entra pelo pátio interno, e o ar aquecido do interior é expelido pelo exaustor na torre sem o uso de energia. As persianas elétricas externas na torre de vidro são controladas para bloquear o calor durante o verão, mas no inverno, permite que a luz do sol entre para reduzir os custos de aquecimento.

Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Interiores
© Yang Taeyoung
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Imagem 29 de 32
Elevação Norte
Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Banco, Terraço, Corrimão, Pátio
© Yang Taeyoung

Depois que o sol se põe, Mae-an-geo se transforma em uma caixa de iluminação que ilumina a vila com a visão de campo amplo de Maesan-ri como pano de fundo. Em dias de festas ou eventos da aldeia, acende as luzes para que todos os aldeões possam chegar ao MAE-AN-GEO.

Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo - Fotografia de Exterior, Janela
© Yang Taeyoung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dangjin-si, Chungcheongnam-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro comunitário MAE-AN-GEO / studio zozo" [MAE-AN-GEO Village Community Center / studio zozo] 09 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988625/centro-comunitario-mae-an-geo-studio-zozo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.