Casa da Fachada Metálica / Archirie

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, JanelaCasa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Interiores, JanelaCasa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoCasa da Fachada Metálica / Archirie - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Archirie
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cheon Youngtaek
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cheon Youngtaek

Lote - O edifício está localizado em um típico bairro residencial com uma mistura de casas e edifícios de apartamentos. Parecia necessário proteger a privacidade dos moradores de várias formas, por conta do entorno residencial denso, além de assegurar a luz solar para garantir um espaço claro e agradável. Ao contrário do lote de um bairro residencial em formato retangular, a forma e as linhas deste terreno são em forma de diamante, condicionantes importantes para a composição do volume a ser projetado.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Cheon Youngtaek

Implantação - Para acomodar cada espaço exigido pelo proprietário dentro do local limitado, optou-se por adequar à forma do volume ao lote, e não ao layout em ângulo reto onde um canto ocioso surgiria devido à forma irregular. O objetivo era diversificar o espaço que aparecia ao reconhecer as linhas únicas do local e entrar ativamente no lote, para que o edifício fosse revelado de forma natural em vez de forçada. Primeiramente, o espaço residencial foi ampliado para todo o terreno, e os vazios foram criados um a um em relação ao espaço interno para atender a taxa de ocupação estipulada na região e a área necessária exigida pelo proprietário. Os vazios configurados são preenchidos com luz e vegetação, e atuam como uma transição que proporciona um espaço luminoso e agradável, além de proteger a privacidade dos moradores.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Interiores, Fachada
© Cheon Youngtaek
Casa da Fachada Metálica / Archirie - Imagem 15 de 17
Planta Pavimento Térreo
Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Interiores, Janela
© Cheon Youngtaek

Composição - Ao abrir a porta externa de aço inox, o usuário irá dar as boas-vindas a um interior estreito e comprido repleto de pedras e árvores. A pequena floresta diante dos olhos faz você esquecer o centro da cidade por um tempo, além de atuar como uma área de amortecimento para a casa e a rua. Ao abrir a segunda porta que leva ao interior, você verá uma sala de estar, jantar e cozinha dispostas ao redor do centro, onde foi plantada uma grande folhagem.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Cheon Youngtaek

Localizada entre a montanha e a floresta de pequenas bétulas, a sala de estar, a cozinha e o jantar se tornam um abrigo para os moradores se refrescarem da vida cotidiana da cidade, e sentir a natureza. Um pequeno canteiro de flores no segundo pavimento, com uma escala diferente do térreo, é inserido entre o quarto das crianças para delimitar a existência dos quartos e coordenar a distância entre eles. Rodeado por um berçário e floreiras, o quarto multiúso também serve como sala de estar, ou uma pequena sala para as crianças, ou para o casal.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Janela
© Cheon Youngtaek
Casa da Fachada Metálica / Archirie - Imagem 17 de 17
Cortes
Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Cheon Youngtaek

Interior - Entre a interseção e o limite ofuscado, o interior se expande para o exterior, e este para o interior, assim a luz, o céu, a madeira e a pedra da interseção se tornam naturalmente internos. Os pisos e paredes do térreo, os quais são intencionalmente excluídos da decoração, são cenário para iluminação e vegetação do centro, e no segundo pavimento, onde está disposto o quarto, o piso foi finalizado com azulejos em tons de bege para dar uma sensação de calma e calor.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Cheon Youngtaek

Fachada - Ao contrário do volume do térreo, em conformidade com o lote, a fachada é recuada e ligeiramente torcida. A massa no piso reduz o peso da rua sentido pelos pedestres. A árvore, que mostra sua face entre a massa torcida no primeiro e segundo pavimento, define o limite entre os dois volumes e levanta questões sobre o espaço. Para destacar a forma da massa retorcida e alterar o ambiente da rua que pode ser monótono, foram definidos acabamentos metálicos como materiais externos.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Cheon Youngtaek
Casa da Fachada Metálica / Archirie - Imagem 16 de 17
Planta Segundo Pavimento

A massa no térreo foi ponderada com chapas de aço coloridas como base do edifício, e no segundo pavimento foi aplicada em acabamento brilhante com uma veneziana inoxidável para reduzir o peso. Esta proporciona uma sensação de ritmo ao ambiente ao redor, mudando sua aparência com a luz ao longo do tempo devido às propriedades físicas únicas do aço inoxidável. A combinação dos dois metais, com propriedades físicas e densidades diferentes, parece ser semelhante às duas massas ligeiramente recuadas, mas tem uma harmonia sutil diferente.

Casa da Fachada Metálica / Archirie - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Cheon Youngtaek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Fachada Metálica / Archirie" [Metal Facade House / Archirie] 07 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988516/casa-da-fachada-metalica-archirie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.