Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica

Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, TerraçoCasa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, VigaCasa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, VigaCasa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Mais Imagens+ 22

Brasília, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maurício Araújo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas, CBI Madeiras , Lajes Plan, Loja fornecedora, Luminárias, Lunard Demolições, Portobello, Projecta
  • Autora Do Projeto: Taynara Ferro
  • Execução Da Obra: Taynara Ferro
  • Paisagismo : Filipe Hecht
  • Compras E Orçamentos: Jorge Henrique Machado
  • Mestre De Obras: Manoel
  • Engenharia: Fx Patologia Engenharia - Fabricio Gonzales de Rezende
  • Engenheiro Estrutural: Eng. Neidival
  • Engenheiro Instalações: Jesus Filho
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Terraço
© Maurício Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Terra fica localizada no pé de um morro em um condomínio fechado, Condomínio rural Solar da Serra, a 20km do Congresso Nacional, no Plano Piloto, em Brasília - Distrito Federal. Ela foi projetada para ser a residência da própria arquiteta que a desenhou, com seu esposo, o paisagista, e dois filhos. As etapas da construção, desde a concepção do projeto até a execução, podem ser entendidas como um exercício das técnicas propostas pela arquiteta em seus próprios projetos: mais ecológicos e sustentáveis, visando reduzir os impactos ao meio-ambiente.

Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Terraço, Viga
© Maurício Araújo
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Iluminação, Viga
© Maurício Araújo

Com a busca de um resultado natural, usando recursos da terra, se optou por construir as paredes da casa utilizando a taipa de pilão. Essa técnica milenar está sendo cada vez mais difundida no momento atual. Graças à riqueza de terras e de cores disponíveis nos solos da região, 50% das paredes da casa foram construídas com a taipa de pilão. No terreno da casa, foi possível encontrar terra amarela; na vizinhança, terra vermelha e roxa. Além do aconchego visual e colorido, formando uma espécie de efeito degradê, a taipa proporciona benefícios térmicos e acústicos. Consequentemente, seu uso reduz a emissão do carbono, o que resulta em uma construção menos poluente.

Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Viga
© Maurício Araújo
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, Viga
© Maurício Araújo
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Maurício Araújo

A escolha do terreno se deu pela possibilidade de contemplar a vista das montanhas em seu ponto mais alto, apesar do desafio de se construir em um relevo tão inclinado. Dessa forma, a arquiteta apresentou soluções para viabilizar a implantação, optando assim por uma estrutura suspensa, o que também permitiu que não houvesse considerável movimentação de terra no local e que as águas, no período das chuvas, seguissem o seu curso natural e chegassem até as grotas existentes no condomínio. As águas das chuvas também são captadas por meio do escoamento da laje levemente inclinada e são armazenadas para reuso no jardim e áreas externas. As águas cinzas (águas da máquina de lavar e chuveiros) também são reaproveitadas. Já as águas negras (vasos sanitários) são tratadas por meio de bacia de evapotranspiração.

Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Interiores, Viga
© Maurício Araújo
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Exterior, Terraço, Jardim, Pátio, Aido
© Maurício Araújo
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Exterior, Viga, Terraço, Pátio, Aido
© Maurício Araújo

Outros recursos naturais são aproveitados na Casa Terra, como o sol e o vento. O primeiro mantém a casa bem iluminada durante o dia, por intermédio de clarabóias distribuídas pela cobertura e aberturas generosas de janelas e portas, o que dispensa o uso de iluminação artificial até o crepúsculo. O sol é também responsável pelo aquecimento das águas dos banheiros e cozinha e por manter a água da piscina aquecida. O vento, graças à ventilação cruzada da casa, a mantém fresca e com temperatura bem agradável. Dentre estas, outras técnicas sustentáveis também foram usadas nesta construção, tais como: a tinta de terra, utilização de madeiras com certificação de reflorestamento e reaproveitamentos de demolição. Tudo isso contribui para um resultado que é uma arquitetura de baixo impacto ambiental, mas que não abre mão da funcionalidade, praticidade, estética e conforto proporcionado aos moradores.

Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido, Pátio
© Maurício Araújo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica" 04 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988281/casa-terra-tay-arquitetura-ecologica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.