Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo / Bricolo Falsarella

Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim, AidoVinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaVinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoVinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoVinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Mais Imagens+ 50

Custoza, Itália
  • Arquitetos Responsáveis: Filippo Bricolo
  • Projeto E Construção: Filippo Bricolo
  • Segurança: Francesca Falsarella
  • Colaboradores: Francesca Falsarella, Giacomo Scabbio, Elisa Bettinazzi, Nicolò Garonzi, Filippo Marcolongo, Paolo Zerman
  • Cidade: Custoza
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior
© Atelier XYZ

Descrição enviada pela equipe de projeto. O forte crescimento do enoturismo na Itália levou à necessidade das vinícolas históricas expandirem suas áreas de degustação. Este novo impulso também foi muito forte na área de Custoza, que ao longo do tempo se tornou um destino essencial para turistas e visitantes que procuram lugares onde possam experimentar plenamente a combinação do vinho e da paisagem. Entre esses lugares virtuosos, a Cantina Gorgo merece uma menção especial com seus 53 hectares de vinhedos orgânicos que serpenteiam pelas suaves colinas do Lago de Garda ao redor da área urbanizada de Custoza.

Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Atelier XYZ

Para responder a estas novas exigências, os proprietários recorreram ao nosso escritório, não para conceber um novo espaço fechado, mas para criar um espaço aberto onde os visitantes pudessem degustar os seus vinhos e, ao mesmo tempo, experienciar o ambiente único, na tradição dos jardins históricos italianos. Inspirados na herança vernacular da área, propusemos uma reinterpretação da tipologia rural do Brolo, um modelo de espaço híbrido entre interior e exterior que persiste há séculos no campo veneziano.

Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Atelier XYZ
Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim, Aido
© Atelier XYZ

O novo Brolo junta-se ao leque de espaços dedicados à hospitalidade já criados pelo nosso escritório ao redor do pátio principal de 2005 a 2016 (loja de vinhos, salas de degustação, adega de barricas). Ao contrário desses espaços fechados, o novo Brolo acontece na parte posterior do pátio (de acordo com a tradição local) e tem a aparência de uma sala retangular alongada com teto aberto, fechada nas laterais para formar um vazio central. Este grande vazio é o eixo físico, arquitetônico e simbólico. Neste espaço, os visitantes podem se reunir e permanecer contemplando a paisagem através dos vislumbres e enquadramentos, participando ativamente da beleza do lugar.

Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Atelier XYZ
Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Imagem 35 de 55
Planta
Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Imagem 36 de 55
Corte - Transversal

Como em muitas de nossas obras, os materiais utilizados têm superfícies ásperas (pedra esculpida, concreto armado aparente, madeira, ferro) para se relacionar expressivamente com a luz do sol, proporcionando a autenticidade crua típica das construções vernaculares da região. Esta escolha constitui uma postura precisa e introduz uma forte humanização no projeto, que permanece profundamente ligado ao lugar. A arquitetura insere-se no seu contexto, procurando um novo encontro com as raízes do mundo rural e uma relação madura e mais consciente com a natureza.

Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Atelier XYZ
Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Tijolo, Viga
© Atelier XYZ

Diante da vida contemporânea, cada vez mais acelerada e superficial, o Brolo da Cantina Gorgo oferece aos visitantes um microcosmo no qual eles podem redescobrir a desaceleração do olhar e viver uma experiência completa. A ideia subjacente é uma nova jornada pela Itália, que não é a nostalgia de algo perdido, mas a busca de reviver a cultura do país. O projeto também esconde a ambição de uma nova arquitetura italiana, que poderia reviver o vernáculo, libertando-o do pitoresco, graças a uma expressão moderna fortemente contemporânea, mas também atemporal e em continuidade com a arquitetura de nossa nação.

Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo  / Bricolo Falsarella - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Atelier XYZ

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:37066 Custoza, Verona, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo / Bricolo Falsarella" [Il Brolo della Cantina Gorgo Winery / Bricolo Falsarella] 29 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988010/vinicola-il-brolo-della-cantina-gorgo-bricolo-falsarella> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.