Arquivo Contemporâneo Brasília / Orla Arquitetura

Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraArquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaArquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, IluminaçãoArquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaArquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Mais Imagens+ 22

Brasília, Brasil
  • Equipe De Projeto: Carla Monza, Isabella Souza, Bianca Raugusto, Clara Alvares, Luíza Alencar
  • Engenharia: Apoio Engenharia
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a nova loja do Arquivo Contemporâneo em Brasília tem como protagonista a simplicidade, mesmo inserida em um espaço caracterizado por uma diversidade de elementos áridos, já que o subsolo foi projetado inicialmente para ser a garagem de um edifício comercial. O ponto de partida, no entanto, foi a apropriação do conceito desses elementos, buscando manter ao máximo a estrutura existente, mas de maneira a não interferir ou prejudicar a apresentação do mobiliário.

Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Joana França

A loja possui 500m² distribuídos em dois pavimentos: térreo e subsolo. Para conectar os dois andares do edifício, projetamos uma escada metálica helicoidal, toda em branco, que se apresentou como ponto de destaque do projeto.

Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Joana França
Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Banco, Viga
© Joana França

A arquitetura foi pensada como pano de fundo para a exposição do mobiliário. Por isso, o branco foi escolhido para traduzir uma atmosfera neutra que, unido à cor da lâmina de madeira natural dos painéis, trouxe delicadeza ao espaço nos dois pavimentos da loja. O detalhe do rodapé invertido ajuda também a trazer leveza, e se distingue da laje e dos pilares em concreto aparente que contrastam com os elementos neutros, lembrando a essência da estrutura original.

Para não descaracterizar a ideia da estrutura aparente e respeitando o pé direito existente no subsolo – com quase 4 metros – a opção para amenizar o impacto das tubulações expostas foi o uso da grade em alumínio (forro colmeia) com pintura na cor branca. Seguindo a proposta, os outros canos aparentes também foram pintados na mesma cor. A galeria das cadeiras, projetada no subsolo, abriga uma boa quantidade de peças e, para melhor visualização, foi usada a tela tensionada a conferir um pouco de impressão de luz natural para o subsolo.

Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta
© Joana França
Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Joana França

Aproveitando a ideia, a tela tensionada foi usada também no pavimento térreo como efeito de claraboia. Sua forma circular acompanha o movimento da escada, da mesma forma que os painéis curvos em lâmina de madeira natural instalados na parede de fundo. Os acessos aos dois banheiros ficaram ocultos pelo painel de madeira, alinhados à questão de leveza, como o restante dos elementos que inspiraram o projeto.

Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Imagem 25 de 27
Planta Subsolo

A vitrine, localizada no pavimento térreo, tornou-se articulada a partir dos painéis em madeira e palha natural. Fixados a um trilho na laje, que segue toda a extensão da vitrine em L, os painéis podem ser movimentados e colocados de acordo com o mobiliário exposto.

Arquivo Contemporâneo Brasília  / Orla Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arquivo Contemporâneo Brasília / Orla Arquitetura" 26 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987949/arquivo-contemporaneo-brasilia-orla-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.