Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraRestaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, CadeiraRestaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraRestaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Banco, VigaRestaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Spacegram
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Lamy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GUBI, Mattiazzi
  • Design De Interiores: Spacegram Studio - Ana Ferrão, Bruno Pereira, e Gilberto Pedrosa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga
© Ricardo Lamy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nómada - o renomado restaurante de Lisboa que serve sushi criativo unido à cozinha de fusão contemporânea, procurou o Spacegram com o desejo de expandir suas instalações, mudando-se para um novo espaço a menos de 200 metros de sua sede original na Avenida Visconde Valmor. Os proprietários queriam que o novo espaço transmitisse as aspirações do restaurante original - oferecendo uma cozinha criativa e inovadora dentro de um ambiente que despertasse os sentidos dos clientes e resistisse aos interiores frios e intimidadores. O Spacegram respondeu com um projeto que reflete as virtudes da viagem e que está enraizado na noção de síntese criativa. Influenciado pelos desenhos históricos em tecido japonês, bem como pelos materiais tradicionais portugueses, o Spacegram criou uma fusão de textura e cor que funciona para comunicar as prioridades da abordagem gastronômica do Nómada, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários um luxo acolhedor e acessível.

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Ricardo Lamy
Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Ricardo Lamy

Sob a nova administração de Rui Oliveira, e com o novo chef Francisco Bessone no comando, intensificou-se fortemente o foco do Nómada em se inspirar em uma confluência de fontes internacionais. Assim, os responsáveis pelo restaurante têm transmitido o estilo de vida da exploração nômade espirituosa em um novo cardápio inovador e vibrante. O Spacegram, por sua vez, captou esse espírito no projeto da nova casa Nómada. O novo espaço está localizado em um edifício maior e foi projetado para acomodar 80 mesas, frente a uma capacidade anterior de 60. Ele também funciona para atender uma variedade de estilos de refeições, incluindo serviço de balcão, refeições em grupo, e arranjos de mesas mais íntimos.

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Banco, Viga
© Ricardo Lamy

O objetivo geral do Spacegram para o novo espaço Nómada foi criar um ambiente íntimo e novo que contrastasse com o minimalismo japonês com o uso de materiais naturais, cores calmas e um ambiente relaxante e pouco iluminado. O partido adota uma abordagem inesperada para representar a cultura japonesa. Ao projetar através da influência do tradicional "neron" japonês - divisórias de linho historicamente usadas para proteção contra o vento, a chuva e o pó - a equipe imaginou uma escultura labiríntica em tecido suspensa no teto. Os véus de linho suspensos inspirados no "neron" se afastam da sua funcionalidade tradicional e, em vez disso, são usados principalmente para invocar uma mensagem implícita de lugar.

Eles rejeitam um uso mais recente de cores e textos no tecido para retornar à aparência sem tratamento característica do "neron" do século VIII. A instalação funciona como uma decoração funcional, otimizando os interiores tanto visualmente quanto acusticamente. Seu padrão é deliberado, satisfazendo uma proporção de 2:1 conhecida como 'tatami' - uma proporção japonesa ainda hoje utilizada como unidade de medida, principalmente para material de piso feito de palha de arroz. Esta escala de 'tatami' se repete em outros lugares dentro do restaurante, sendo usada como um algoritmo para a organização espacial em todo o interior do Nómada.

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Ricardo Lamy

Complementando a neutralidade da escultura serpentinada de linho, o Spacegram escolheu a pedra 'Lioz' para as mesas e bancadas do restaurante - um calcário bege, duro com veios tonais laranja e rosa, tipicamente utilizado em monumentos portugueses como o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Um verde 'kombu' foi escolhido para as paredes do restaurante, atuando como uma ferramenta contrastante e delineadora contra a sutileza do tecido e da pedra. O toque cromático e saboroso da mostarda picante japonesa conhecida como 'karashi' foi representada na cor amarelo-queimado das cadeiras do restaurante.

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Imagem 16 de 16
Planta baixa

Os detalhes em madeira de carvalho proliferam pelo espaço, desde os bancos e elegantes banquetas até os armários, que também são divididos em padrões "tatami". Finalmente, os tons de latão foram esporadicamente incorporados aos interiores, acrescentando textura e brilho à paleta suave e delicada do restaurante. Os detalhes em latão foram deixados sem tratamento, permitindo a passagem do tempo para manipular livremente a aparência do material. Os espelhos utilizados em todo o interior para transmitir uma sensação de vasto espaço também foram envelhecidos em tons de latão.

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Ricardo Lamy

O novo design do Spacegram para a badalada marca lisboeta Nómada apresenta o calor, o conforto e uma abertura arejada como seus principais condutores. O novo espaço caminha elegantemente entre a formalidade e informalidade, honrando a tactilidade e a racionalidade do espaço como definidores essenciais de uma experiência gastronômica contemporânea e acolhedora.

Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Ricardo Lamy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Visc. de Valmor 56, 1050-053 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Nómada Saldanha / Spacegram" 29 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987939/restaurante-nomada-saldanha-spacegram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.