Casa CH73 / LBR&A

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Exterior, FachadaCasa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, CorrimãoCasa CH73 / LBR&A - Fotografia de InterioresCasa CH73 / LBR&A - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa CH73 / LBR&A - Mais Imagens+ 27

Cidade do México, México
  • Arquiteto Responsável: Benjamín Romano
  • Engenharia Estrutural: VAMISA
  • Mecânica De Solos: TGC
  • Engenharia Mecânica: CYVSA
  • Engenharia Elétrica: Uribe Ingenieros
  • Engenharia Hidro Sanitária: GMA
  • Análise Bioclimática: ECOstudio
  • Projeto De Iluminação: Luz y Forma
  • Engenharia Geotérmica: Instituto de Ingeniería de la UNAM
  • Estacas Geotérmicas: Pilotec
  • Carpintaria: TDC
  • Fabricação De Estruturas: RECAL
  • Voz E Dados: Alfredo Evangelista
  • Patina Em Estrutura: Marcos Lima
  • Construtora: CORVSA
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro Bosques de las Lomas, na Cidade do México, foi concebido como uma zona residencial em um contexto arborizado. Apesar disso, seu desenvolvimento arquitetônico não planejado desmatou o local, transformando a floresta em telhados e plataformas de concreto ajardinadas que drenam a água da chuva para o sistema municipal, reduzindo a infiltração da água no subsolo e destruindo a flora e fauna originais do local. A propriedade em questão faz fronteira ao leste com uma reserva federal, hoje desmatada pelo desenvolvimento do bairro e pela má administração das autoridades competentes.

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jaime Navarro
Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Corrimão
© Jaime Navarro

Quando fomos convidados a visitar o terreno para o projeto da Casa BCH73, nos deparamos com uma estrutura em pedra pré-existente no terreno. Essa estrutura tinha sido resolvida com um muro de contenção que nivelou a parte superior da propriedade, deixando metade da propriedade 30 metros abaixo da estrada e de seus vizinhos. A presença da reserva federal a leste, a pré-existência do muro de contenção, a adesão ao regulamento e ao próprio programa do projeto, nos ajudou a tomar a decisão do partido arquitetônico, que se formalizou na proposta de um como elemento diáfano em balanço, cercado de visuais interessantes atuais e futuras (quando as ações ecológicas implementadas tiverem se desenvolvido), com uma clara divisão do espaço servido com o espaço servidor.

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Frank Lynen
Casa CH73 / LBR&A - Imagem 28 de 32
Planta
Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Jaime Navarro

Nossa tradicional abordagem holística de trabalho nos levou a propor uma peça arquitetônico-estrutural, com fachadas protegidas e ventiladas, com recursos em termos de conservação e geração de energia (atingindo o fator Net-Zero), e com uma consciência hídrica e ecológica em relação ao meio ambiente, propondo uma espacialidade interna calma e diáfana (exigências programáticas do projeto), cercada de luz, ventilação natural, com vistas abertas e protegidas, com uma grande qualidade de vida do lado de dentro.

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Exterior, Viga, Aço
© Frank Lynen

O fator Net-Zero foi possível pelo uso combinado das pilhas de energia suportadas por uma bomba de calor (movida a energia solar), pela orientação adequada, ventilação e proteção do entorno, bem como pela materialidade apropriada da construção. Em termos de água, foi instalado um sistema biodigestor para tratar as águas residuais para irrigar a área de proteção federal, bem como enviar águas pluviais para o subsolo para melhorar as condições da flora e da fauna na zona de floresta muito danificada.

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Frank Lynen
Casa CH73 / LBR&A - Imagem 29 de 32
Planta
Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Prateleira, Cadeira
© Jaime Navarro

Como parte do reflorestamento, decidimos plantar espécies endêmicas como Tepozán, Pino Moctezuma (Ocote) e Aguacateros (específicas para a fauna), bem como outros indivíduos arbóreos que cresceram naturalmente na estrutura pré-existente e abandonada da propriedade. Ficamos muito entusiasmados ao saber que um bassarisco (uma espécie ameaçada de extinção) foi encontrado vagando pela zona federal há alguns dias. Para o processo de construção, foi implementada uma estrutura pré-fabricada, que se projeta 20 metros acima da colina sem afetar a área de floresta já danificada.

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Jaime Navarro

Para quem?: Este projeto responde ao ambiente físico e social. A casa foi concebida como um lar para um casal de profissionais aposentados. A recuperação da encosta como espaço público e paisagístico responde ao ambiente físico e social.
Por quê?: Os proprietários atingiram a idade de aposentadoria e decidiram construir uma casa funcional e tranquila que atendesse suas necessidades na velhice. Dada a urgência de recuperar os espaços públicos, foram tomadas medidas para adaptar a reserva federal como parte de um entendimento holístico da arquitetura e da cidade.

Casa CH73 / LBR&A - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa CH73 / LBR&A" [Casa CH73 / LBR&A] 27 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987924/casa-ch73-lbr-and-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.