Restaurante Nómada Chiado / Spacegram

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, CadeiraRestaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, MesaRestaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante Nómada Chiado / Spacegram - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Spacegram
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artworks, Four Contract, Ian Yurisch, Mattiazzi, Mosa, MtWoods, Reggiani
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nómada Chiado é o mais novo destino experimental no vibrante cenário gastronômico de Lisboa. Conhecidos por sua inovadora cozinha de fusão, os proprietários do restaurante Nómada buscaram a Spacegram para uma segunda colaboração com o desejo de criar um espaço experimental e unicamente imersivo. Seu briefing envolveu a transformação de um interior árido e abobadado em uma atmosfera gastronômica envolvente, quente e sofisticada.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Francisco Nogueira
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Francisco Nogueira

Nossa solução foi criar três espaços distintos, mas complementares, através da articulação de materiais, da riqueza textural e de pontos de referência escultóricos ousados. Os espaços são unidos por um conjunto de motivações gerais: uma sensação calorosa e acolhedora; uma prioridade para o conforto; e uma marca discreta de luxo influenciada pelo design minimalista japonês.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Imagem 23 de 25
Planta
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Imagem 25 de 25
Corte

O primeiro espaço principal, que é ocupado pela entrada e bar do restaurante, atrai os visitantes através de um túnel, revelando um suave brilho de luz, simulando o ambiente de uma noite de verão. O túnel leva a um bar e a uma escada em espiral, ambos construídos a partir de estruturas metálicas sob medida, com a escada conduzindo os visitantes a um nível mais baixo para refeições.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Escada
© Francisco Nogueira
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira

Um sushi bar naturalmente iluminado e dramaticamente abobadado define a segunda área de refeições. Quatro mesas ocupam o espaço linear, com vista direta para a cozinha do restaurante. Uma luminária de neon projetada e construída sob medida pende do teto - uma instalação concebida como uma colaboração entre o Spacegram e Ian Yurisch. Após o pôr-do-sol, suas hastes luminescentes - como uma estrutura de fios em forma de barco que evoca a experiência nômade de viajar - emitem um tom âmbar quente através da sala íntima.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Arco
© Francisco Nogueira

O espaço de assinatura do restaurante, conhecido como "sala do casulo", envolve os visitantes em uma paisagem interna de formas onduladas e texturas naturais. Os painéis foram projetados utilizando um padrão generativo - suas ondulações mecanicamente esculpidas foram inspiradas por elementos aquáticos e etéreos que ocorrem na natureza. Os cantos dos painéis articulam-se como segmentos de dupla curvatura, cada uma sendo delicadamente trabalhada à mão. Os sofás curvos acentuam o caráter dos painéis, proporcionando assentos confortáveis, ao mesmo tempo em que aumentam a atmosfera íntima.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Em conjunto, os painéis se unem para formar uma abertura que emoldura um terceiro espaço, que contém uma obra de arte representando as viagens nômades pela água em todo o mundo. A escultura - uma peça pendente em vórtice produzida pela Artworks - emula um movimento constante e em espiral, capturando luz e sombra à medida que se move no espaço.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Finalmente, uma quarta sala forma uma cavernosa e aconchegante sala de jantar privada com vistas para a sala do casulo maior. Ecoando a riqueza textural e cromática dos espaços adjacentes do restaurante, esta sala proporciona uma zona confortável e isolada para grupos e eventos especiais de degustação.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira

Ao longo de seus interiores, o Nómada Chiado é definido por seus matizes vermelho-ferrugem - inspirado na tonalidade japonesa conhecida como aka, que denota proteção e celebração. Os materiais naturais, incluindo madeira e mármore, proliferam por todos os espaços, tendo sido pintadas tábuas de pinho de cor vermelho-ferrugem similar. A pedra Rojo Alicante complementa esta paleta minimalista, combinando tons terrosos com veios brancos e cinzas.

Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira
© Francisco Nogueira
Restaurante Nómada Chiado / Spacegram - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Francisco Nogueira

As mesas redondas e assentos minimalistas do restaurante foram projetadas pelo Spacegram, estes últimos utilizando estofados de veludo na cor dourada vintage. A variedade da texturas através dos espaços distintos se reflete em espelhos estrategicamente posicionados, cada um pontuando e alongando a jornada interna única do restaurante.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiado, 1200-445 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Nómada Chiado / Spacegram" 26 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987851/restaurante-nomada-chiado-spacegram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.