Apartamentos Manté / Esencial Studio

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaApartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Janela, PortaApartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaApartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Escada, PilarApartamentos Manté / Esencial Studio - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos Responsáveis: Sebastián Montalvo Millet, Esteban Hernandez Martín
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro Montes de Amé, o projeto do edifício propõe um adensamento da região, adotando uma escala média que, com cinco pavimentos, se relaciona com seu contexto imediato de forma amigável, ao mesmo tempo em que busca ser um modelo replicado no resto do bairro. Ao mesmo tempo, o edifício integra duas unidades comerciais que atendem tanto as unidades habitacionais quanto os usuários do bairro em geral.

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© César Béjar
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© César Béjar

No térreo, entendido como o espaço público do conjunto, a área comercial é implantada com um recuo em relação à fachada existente, proporcionando um descanso ao ambiente habitacional no qual está imersa, convidando os usuários de uma forma amigável para o acesso. A recepção é compreendida como um elemento vertical que conecta livremente as circulações dos 5 níveis superiores.

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Pilar
© César Béjar
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© César Béjar

Os pavimentos superiores compreendem as áreas habitacionais, nas quais os apartamentos crescem em área de superfície, quanto mais alto o andar. O edifício conta com apartamentos de um a três dormitórios.

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Bancada, Mesa, Corrimão, Viga
© César Béjar
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Imagem 31 de 31
Axonométrica

A intenção de incluir o comércio no edifício cumpriu seu propósito quando este foi ocupado por uma cafeteria e um mercado local de alimentos servindo ao bairro e seus arredores. Em termos imobiliários, esse conjunto procurou se posicionar como um complexo habitacional habitado por poucos inquilinos, com apartamentos espaçosos e programas diferentes. Esta mistura de tipologias promoveu uma coexistência entre famílias diversas, resultando em uma relação positiva.

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© César Béjar
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© César Béjar

Tomando "a pele como estrutura ou a estrutura como pele" como um discurso, o resultado foi o desenvolvimento do edifício tanto em termos de função como de forma. A estrutura é um elemento que à primeira vista é normalmente escondido, porém, neste caso, é o elemento que nos permite, em termos construtivos, executar o projeto. Nossa posição neste projeto é dar importância à estrutura, tornando-a a identidade do edifício, destacando sua beleza.

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Balcão
Cortesía de Esencial Studio
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Imagem 30 de 31
Corte
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Imagem 29 de 31
Corte
Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
Cortesía de Esencial Studio

O conceito do terraço como nosso contexto é indispensável na habitação vertical, privatizando o exterior, filtrando o sol e reduzindo a transmissão de calor para o lado de dentro. O processo de projeto teve seu clímax na criação do terraço que é delimitado e escondido dentro da própria estrutura. O próprio edifício, vestido com a estrutura, composto de lojas, habitações e terraços, proporciona uma imagem rítmica e elegante à paisagem urbana da região.

Apartamentos Manté / Esencial Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mérida, Yucatan, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Manté / Esencial Studio" [Apartamentos Manté / Esencial Studio] 25 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987841/apartamentos-mante-esencial-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.