Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores
© Garcês

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaApartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, EscadaApartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, MesaApartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoApartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  141
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Garcês
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Light & Store, MARAZZI, Meireles, Robbialac, Roca, Saint-Gobain, Sklum, Warmup, Yeda
  • Arquiteta Líder: Marion Gouges
  • Construção: Paulo Mendes, Venâncio Mendes
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Arco, Arcada
© Garcês

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biscuit Factory foi o desafio pessoal de transformar uma antiga fábrica de cones de gelado num loft singular na cidade de Lisboa, Portugal. Foi projetado e executado pela arquiteta francesa Marion Gouges com o objetivo de mostrar que é possível, acessível e desejável converter um imóvel comercial num apartamento residencial.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Arco
© Garcês
Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Garcês

Nos arredores da cidade de Lisboa muitos imóveis comerciais estão desocupados e sem uso há diversos anos. Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário está a tornar-se cada vez mais competitivo, sendo cada vez mais difícil para a família média encontrar um apartamento a um preço acessível. Uma vez que este tipo de espaços são abundantes, representam uma oportunidade de habitação de alta qualidade para as famílias.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Garcês

A pandemia obrigou à reorganização das nossas vidas e da relação com as nossas casas. Os apartamentos deixaram de ser apenas um local para dormir, tornando-se no cenário principal das nossas vidas. Consciente deste novo modo de vida pós-pandemia, este projeto procura melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, distinguindo claramente os espaços públicos dos privados no apartamento.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Imagem 27 de 31
Axonometria
Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira
© Garcês
Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Imagem 30 de 31
Corte
Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Janela
© Garcês

A Biscuit Factory tornou-se num apartamento único em Lisboa graças às características originais moldadas pelo seu património industrial.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores
© Garcês

Devido à configuração duplex, o piso térreo funciona como um local acolhedor para amigos, hóspedes ou potenciais clientes. Este piso inclui sala de estar, cozinha e sala de jantar, funcionando como um espaço aberto, com acesso direto à rua. Esta característica única dá um carácter mais público ao apartamento, permitindo a organização de eventos como exposições de arte, reuniões de negócios ou tertúlias.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Escada
© Garcês

O piso inferior está orientado para a utilização privada. Inclui o quarto principal em suite, bem como um espaço aberto que pode ser futuramente particionado para criar quartos adicionais. Um segundo WC completo atende a este espaço. Para já, o espaço aberto será composto por uma sala de cinema, uma biblioteca e um espaço de oficina/escritório com acesso ao pátio.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Imagem 29 de 31
Planta - Subsolo

O apartamento beneficia de um pátio privado com acesso direto pela cave. A sua forma estreita permite que se torne num cenário de fundo que traz o exterior para o espaço interior.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores, Arco
© Garcês

A fim de contrastar com o passado industrial do apartamento, o design de interiores do espaço orienta-se no minimalismo mediterrâneo. A inspiração mediterrânea ajuda a trazer uma sensação calorosa e acolhedora ao local, mantendo-o contemporâneo e minimalista. Os arcos são encontrados como elemento principal da arquitetura em todo o apartamento, trazendo poesia e sensualidade ao espaço.

Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture - Fotografia de Interiores
© Garcês

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Me. de Deus, 1900-160 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Biscuit Factory / Marion Architecture" 22 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987672/apartamento-biscuit-factory-marion-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.