Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos

Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de InterioresCasa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Mais Imagens+ 26

São Paulo, Brasil
  • Arquiteta Líder: Ana Luisa Cunha
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa JR está localizada no bairro de Pinheiros, São Paulo. Foi projetada a partir de um imóvel existente que teve a maior parte de sua estrutura mantida. No entanto, ao longo da demolição, verificou-se que a construção estava comprometida e ajustes estruturais teriam de ser feitos. Fomos guiados por alguns elementos principais, sendo o primeiro deles o programa passado a nós pelos clientes, um casal jovem com 3 filhos. A partir daí, adequamos nossa ideia de projeto e necessidades do cliente às limitações de uma casa existente, porém com alguma liberdade de ajustes estruturais. Esses ajustes nos deram mais flexibilidade projetual e espacial, viabilizando assim os desejos dos clientes.

Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ricardo Bassetti
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Ricardo Bassetti

Outro ponto importante decidido inicialmente foi a manutenção da fachada original da casa : tanto o volume de tijolos brancos como a varanda trapezoidal de concreto eram elementos que nos cativaram  na primeira visita ao local. Já a fachada dos fundos foi totalmente reformulada, especialmente em função da nova planta onde a sala se abre completamente para o jardim nos fundos e três quartos com janelas idênticas são dispostas ao longo da parte superior do volume.

Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ricardo Bassetti
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Ricardo Bassetti
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Imagem 31 de 31
Planta
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Ricardo Bassetti
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga
© Ricardo Bassetti

O trabalho do escritório também foi minuciosamente desenvolvido em elementos arquitetônicos que conectam os interiores ao exterior, como por exemplo o teto de madeira que conecta a sala de jantar ao páteo externo da churrasqueira: internamente as réguas de madeira trazem conforto acustico e visual e também são responsáveis pela iluminação indireta do ambiente. Pelo lado externo, a madeira protege do sol criando um espaço sombreado e aconchegante. Seguindo essa mesma linha de continuidade, a bancada da cozinha vira o aparador na sala de jantar e uma bancada de trabalho de churrasqueira na varanda externa. Outro elemento sutil e especial do projeto é o bar na sala de jantar: com seu desenho em formato de “pêra”, as portas de abrem para cima revelando um nicho espelhado. Todos os desenhos de interiores e escolha de mobiliários, quando não desenhados, foram feitos pelo escritório.

Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Ricardo Bassetti
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Ricardo Bassetti

O maior obstáculo do processo foi definitivamente estrutural. A descoberta do subdimensionamento das vigas e lajes da casa original atrasou a obra e elevou os custos iniciais. Para que grandes e onerosos reforços estruturais não precisassem ser feitos, as paredes de alvenaria do andar superior e cobertura foram removidas e substituidas por paredes de painel wall, mais leves, para aliviar a carga da laje. O telhado também foi substituido por uma leve telha metalica, reduzindo também o peso da cobertura.

Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Jardim
© Ricardo Bassetti

A configuração espacial da casa e a distribuição do programa foram direcionadas pela implantação original da casa no andar inferior. Basicamente os acessos, distribuição interna e aberturas foram bastante alterados. Já no andar superior, o desejo dos clientes de 3 suítes para os filhos para além do quarto do casal gerou a redistribuição total da planta e consequente alteração das fachadas. A Suíte principal passou a ocupar toda a frente da casa se abrindo para a varanda trapezoidal. 

Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cama
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos" 19 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987551/casa-jr-pascali-semerdjian-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.