Casa Escultura / Anushka Dassanayake

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, VigaCasa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Escultura / Anushka Dassanayake - Mais Imagens+ 23

Boralesgamuwa, Sri Lanka
  • Arquitetos: Anushka Dassanayake
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eresh Weerasuriya
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mercantile
  • Arquiteto: Anushka Dassanayake
  • Clientes: Mr. & Mrs. Gunasekera
  • Engenharia Estrutural: Gihan Chathuranga
  • Técnico: Madhuka De Zoysa
  • Construtora Principal: Mr. Karunarathne
  • Assistente De Projeto: Ruveka Dassanayake
  • Cidade: Boralesgamuwa
  • País: Sri Lanka
Mais informaçõesMenos informações
Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eresh Weerasuriya

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno adquirido era delimitado por uma rua de acesso e uma pista privada nos dois lados e o requerimento do cliente era uma casa com quatro quartos que oferecesse privacidade e relaxamento à família após um dia de trabalho. As árvores foram plantadas principalmente na parte posterior do terreno. Portanto, desde a visita inicial, e o desenho esquemático, ficou evidente que os espaços principais deveriam estar localizados na parte posterior do terreno. Com essa abordagem, o projeto desenvolveu-se ainda mais para criar um envoltório que aproveitaria ao máximo a vegetação disponível, dentro e ao redor do lote.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eresh Weerasuriya

A localização do terreno, ladeado por duas ruas, proporcionou a melhor oportunidade para projetar uma estrutura que fosse escultural e responsiva às vias de acesso. Portanto, hoje a residência de dois andares e quatro quartos se destaca como uma escultura; sem quaisquer muros de fronteira que ladeiam as ruas, mas também sem comprometer a segurança ou a privacidade dos moradores.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Eresh Weerasuriya
Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Imagem 21 de 28
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Eresh Weerasuriya

O Exterior - O projeto é composto por dois elementos principais que definem seu caráter. Uma parede sólida, que confere a base visual, sobre a qual está o volume revestido com ripas de madeira em balanço, que flutua visualmente. Entre os dois elementos encontram-se janelas de vidro lineares que separam a pesada base da parede de pedra da estrutura de madeira acima dela. Isso destaca o efeito flutuante, aparentemente resultando em um arranjo gravitacional. A casa responde ao ambiente hostil da via através da tela de madeira e da densa parede. No entanto, o mesmo exterior é aparentemente desconstruído com uma transparência absoluta, para se fundir com o jardim sombreado e a paisagem adjacente na parte posterior do terreno.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Imagem 20 de 28
Planta - Térreo
Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Eresh Weerasuriya

O Projeto - O caminho de acesso à casa é através de um portão de ripas de madeira escultural, que leva ao jardim lateral. A partir daí, a entrada da casa se dá pelos jardins laterais e posteriores. Como as vistas mais agradáveis se situam na parte posterior do terreno, os espaços principais estão ali localizados. O espaço principal de altura dupla garante conectividade com o ambiente interno, bem como com um exterior exuberante. Todos os quartos e a sala de entretenimento usufruem da vista para o exterior, filtrada através da tela de madeira e uma faixa de vegetação que se torna um bolsão privado em cada quarto. A vegetação entre as janelas de correr e a tela de madeira compensa a falta de um jardim físico nesses espaços.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Eresh Weerasuriya
Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Imagem 23 de 28
Corte Norte-Sul

A casa foi projetada em torno de todas as árvores que existiam no local, particularmente uma grande jaqueira, que predominantemente espalhava sua copa sobre o local. Preservando e integrando todas as árvores foi proporcionada a tão necessária sombra e refrigeração para a casa. A cobertura abriga um jardim na parte frontal e um lounge e deck na parte posterior.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eresh Weerasuriya

Resposta Climática - O design é responsivo às condições climáticas tropicais. A tela de madeira voltada para a via pública não apenas oferece segurança e privacidade, mas também neutraliza ativamente a luz solar forte do oeste e a chuva de monção. A caixa em balanço protege a faixa de janelas de vidro, como um telhado. O plano envidraçado de pé-direito duplo, que envolve o espaço principal, termina antes do nível da laje. Isso garante a máxima ventilação no interior, mesmo quando todas as portas e janelas estão fechadas. Este espaço, entre o plano envidraçado e a laje, proporciona um efeito interessante que torna o interior um local muito confortável, mesmo durante os meses mais quentes e úmidos.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, Janela
© Eresh Weerasuriya
Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Imagem 26 de 28
Elevação Norte

Acabamentos - Os acabamentos da casa são modernos, mas rústicos e a casa é desprovida de quaisquer elementos decorativos e mantém-se fiel aos materiais utilizados. A maioria dos acabamentos interiores são de cimento, madeira, vidro e perfis de aço. A aparência rústica e a paleta neutra realçam a vegetação e fundem o interior com o exterior.

Casa Escultura / Anushka Dassanayake - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eresh Weerasuriya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Escultura / Anushka Dassanayake" [Screened Sculpture House / Anushka Dassanayake] 18 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987470/casa-escultura-anushka-dassanayake> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.