Casa Pátio / Ha Architecture

Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Terraço, AidoCasa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraCasa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Tijolo, FachadaCasa Pátio / Ha Architecture - Mais Imagens+ 19

Hawthorn, Austrália
  • Arquitetos: Ha Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Ross
  • Equipe De Projeto: Nick Harding, Madeleine Barclay, Dominique Petterwood, Sam Horwood
  • Produção: Jess Kneebone
  • Arquitetos: Ha Architecture
  • Construtora: LocBuild
  • Paisagismo: Kihara Landscapes
  • Cidade: Hawthorn
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Aido
© Tom Ross

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pátio é uma construção histórica do período entre guerras. Da rua não se nota a presença de ampliações ou alterações. Mas esta casa em Hawthorn passou por uma transformação fundamental. Os clientes, um casal, desejavam construir a um santuário idílico e minimalista - com luz natural abundante no terreno voltado para o sul. Embora a propriedade merecesse melhorias substanciais, seu pedido era por uma modesta casa de três quartos com uma ocupação semelhante à da casa existente. Por isso, não se tratou de uma extensão, mas de uma reconfiguração.

A crença sincera dos clientes nos princípios do zen exigia um estúdio de ioga voltado para o leste - e um onsen conectado à natureza. Dois espaços de trabalho também eram uma demanda. 

Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Viga
© Tom Ross

Um pacto com as propriedades específicas do entorno ditou uma paleta de materiais externos que manteve a materialidade da casa existente, de tijolos e telhas de barro. Uma complexidade adicional foi o longo caminho de acesso pelo lado oeste da casa: isto aumentou a "frente" visível da rua. Estas restrições resultaram na nossa principal solução de projeto: manter a linha de telhado existente enquanto esculpimos um grande pátio a partir do lado leste da casa. 

Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Terraço, Aido
© Tom Ross
Casa Pátio / Ha Architecture - Imagem 22 de 24
Planta - Térreo
Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Tom Ross

Desde a chegada se estabelece um clima tranquilo pela entrada revestida de madeira, ela própria inspirada pelas características internas originais da casa. As portas ocultas levam aos dois dormitórios existentes (um dos quais foi restaurado para honrar a casa original). Um verdadeiro poço de luz chama a atenção, e então o pátio central se revela. São as experiências sensoriais desse pátio que melhor exemplificam a adequação da casa original à visão dos clientes: o som dos bambus ao vento; o gotejar da água corrente; a experiência temporal conforme a luz escorre pela madeira.

Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Tom Ross

Telas e revestimentos de madeira operáveis representam uma leveza em relação aos materiais pesados da casa existente - e permitem que os habitantes se adaptem às mudanças das condições de luz e clima. Além do pátio, um novo e dramático pavilhão de pé direito duplo serve como a principal área de estar da casa. O pátio sul foi minimizado, e agora serve de pano de fundo para os espaços de estar. Por toda a casa, vistas emolduradas de uma sequência de espaços ajardinados evocam ainda mais o ambiente de tranquilidade almejado pelos clientes.

Casa Pátio / Ha Architecture - Imagem 23 de 24
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Banco, Cadeira, Pátio, Terraço
© Tom Ross

O projeto de paisagismo foi uma colaboração sincera entre clientes, empreiteiro paisagista e arquiteto. Desde o início, o bordo japonês foi o centro espiritual e estético da casa. Uma contribuição chave do Ha_Arc foi o jardim privado na saída do onsen, onde uma porta de correr permite ter tanto uma experiência de banho isolada, quanto a visão holística do pátio. Kihara executou a paisagem com perícia tradicional japonesa exclusiva na Austrália. O Jardim Seco requer um mínimo de irrigação, e garante a possibilidade de um amplo armazenamento de água da chuva. Um resultado sustentável é ainda reforçado pelo sombreamento solar externo; janelas termicamente isolantes; aquecimento hidrônico (com bomba de calor elétrica), e uma matriz solar de 6kW.

Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Tom Ross
Casa Pátio / Ha Architecture - Imagem 24 de 24
Planta - Corte
Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Porta, Fachada
© Tom Ross

Desenvolvida para atingir sua construção mais sincera e funcional, a Casa Courtyard se beneficia do investimento dos clientes em um projeto para a longevidade. Refletindo sua história de viagens e sua filosofia pessoal, é um refúgio harmonioso e pacífico - contido discretamente em meio às ruas de Hawthorn.

Casa Pátio / Ha Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Tom Ross

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / Ha Architecture" [Courtyard House / Ha Architecture] 20 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987434/casa-patio-ha-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.