Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Concreto, PilarEscola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Janela, FachadaEscola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, CorrimãoEscola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Mais Imagens+ 42

  • Arquiteto Responsável: Beat Steuri
  • Cidade: Uster
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kuster Frey

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de edifícios da escola secundária Krämeracker foi ampliado para incluir dois novos edifícios e espaços ao ar livre. O edifício escolar alongado está situado paralelamente ao edifício da escola secundária e faz com que os alunos entrem pelo edifício principal. O novo ginásio está localizado em frente aos ginásios já existentes, de modo que os quatro volumes do edifício estão dispostos em um padrão semelhante a um tabuleiro de xadrez, determinando diferentes espaços ao ar livre. Os novos edifícios são mantidos baixos. Deslocamentos sutis de volume vertical e horizontalmente estabelecem relações espaciais com o entorno.

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kuster Frey
Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kuster Frey

As salas de uso comum estão localizadas na sede do prédio da escola: um amplo hall de entrada, a biblioteca, salas especiais e salas dos professores. A parte alongada do edifício abriga jardins de infância e uma creche no térreo, e salas de aula nos andares superiores, que podem ser combinadas e organizadas de forma diferente com a ajuda de paredes móveis. Em frente ao ginásio encontra-se um salão multiúso no piso de entrada, que pode ser acessado separadamente através do hall de entrada. Os vestiários localizam-se no subsolo, assim como a sala de equipamentos anexa ao hall.

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Concreto, Pilar
© Kuster Frey
Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Kuster Frey

As fachadas do prédio da escola e do ginásio refletem a estrutura racional e quadriculada do prédio. Elementos de concreto, superfícies rebocadas, pedras e janelas se complementam, pelo que o projeto reage às diferenças nas fachadas. A fachada principal voltada para a parte recuada do volume e caracteriza-se por uma forma diferenciada, que é coroada por acabamentos diferenciados sobre os pilares. A parede do piso térreo recua de modo que os pilares formam um alpendre. A fachada do ginásio, por outro lado, apresenta uma forma mais contida.

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kuster Frey

As medidas construtivas passivas caracterizam a sustentabilidade dos edifícios. Tanto a ala da escola quanto o ginásio são projetados em sistemas de pilares e vigas de concreto pré-fabricados. A adaptabilidade das salas através de paredes dobráveis ​​e a construção de paredes divisórias permitem uma personalização a longo prazo para atender às necessidades em conforme a necessidade. Paredes de gesso e terra regulam a umidade nas salas, melhorando, assim, o clima no interior do edifício.

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Janela
© Kuster Frey
Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Imagem 20 de 47
Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Imagem 21 de 47

O material de cal da fachada de gesso foi obtido regionalmente usando aditivos exclusivamente naturais. Elementos de terracota especialmente desenvolvidos para o projeto são usados ​​como elementos de destaque dentro e fora da escola. Os elementos das grelhas de ar são projetados em cooperação com a GFT Fassaden AG para garantir as seções transversais necessárias para ventilação. Nas salas de aula, eles permitem a entrada de ar, independente do clima, e o resfriamento noturno. Isso tornou desnecessária a instalação de sistemas de ventilação ativos.

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Janela
© Kuster Frey

Pedras semelhantes são usadas como elementos acústicos no interior. Como parte de um projeto de Arte e Arquitetura, mosaicos foram feitos e trabalhados nos pisos como embutidos. Este trabalho, inspirado em mosaicos de pedra natural na Itália, tornou-se acessível porque as pedras podem ser cortadas à máquina hoje. As hastes de vidro recém-desenvolvidas e feitas à mão nos foyers e escadarias foram feitas perto de Murano. Devido às suas inclusões, imperfeições e superfície irregular, proporcionam iluminação atmosférica mesmo com o uso de lâmpadas LED comuns.

Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten - Janela, Fachada
© Kuster Frey

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zürichstrasse 33/35, 8606 Uster, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten" [Krämeracker Primary School / Boltshauser Architekten] 19 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987247/escola-primaria-krameracker-boltshauser-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.