Torres Grotius / MVRDV

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, UrbanoTorres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoTorres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão, BalcãoTorres Grotius / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraTorres Grotius / MVRDV - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  61800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Moso International
  • Arquiteto Responsável: Winy Maas
  • Colaborador: Jeroen Zuidgeest
  • Diretor: Gideon Maasland
  • Equipe De Projeto: Sanne van Manen, Teodora Cirjan, Urszula Kuczma, Guido Boeters, Francis Liesting, Rik Lambers, Roxana Aron, Mikel Vazquez, Pietro Bergamini, Laurens Veth, Katarzyna Fuszara
  • Direito Autoral: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Investidor: a.s.r. real estate, CBRE Investment Management
  • Cidade: The Hague
Mais informaçõesMenos informações
Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano
© Emmely van Mierlo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas torres residenciais projetadas pelo MVRDV para a empresa investidora Provast foram concluídas em Haia, Países Baixos. As Torres Grotius, com 120 e 100 metros de altura, estão localizadas em Grotiusplaats, a poucos passos da Estação Central da cidade e ao lado da Biblioteca Real da Holanda. Com suas impressionantes "coroas" de apartamentos sobrepostos, as torres oferecem moradias para aluguel a preços acessíveis no centro da cidade, com um centro de transporte público bem próximo. Dos 655 apartamentos do complexo, 114 são destinados ao aluguel social, com outros 295 voltados para o segmento de aluguel de médio porte.

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Daria Scagliola
Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão, Balcão
© Daria Scagliola

Na parte superior, as Torres Grotius se estendem em uma paisagem de recuos e terraços. Esses espaços ("coroas") são visíveis de longe, tornando-se uma nova adição atraente ao horizonte de Haia. Em uma área onde cada metro quadrado deve ser usado de forma inteligente, o MVRDV projetou dois prédios de apartamentos com uma área total de 61.800 metros quadrados. Ao moldar habilmente o impacto no solo das torres, a equipe conseguiu preservar as ruas, criar novas praças e desenvolver uma dupla de edifícios que parecem mudar sutilmente de forma quando vistos desde novas perspectivas.

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daria Scagliola
Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Daria Scagliola

O desenho confere particular atenção ao topo das torres: ao permitir que elas “desmoronem” assimetricamente nos níveis mais altos, cria-se a paisagem característica dos terraços sobrepostos. Uma mudança na cor e no material dá um toque extra aos espaços, com um composto sustentável de bambu nos terraços e nas fachadas. Na base das torres, um gradiente de cores – do bege acima ao cinza antracite nos andares inferiores – também garante um "pouso" suave no nível do solo.

Enquanto os apartamentos nas Torres Grotius variam em relação ao valor do aluguel e tamanho, mesmo o menor apartamento de esquina oferece belas vistas, com grandes janelas em cada unidade. Além disso, cada residente possui um espaço ao ar livre; nos níveis superiores, os moradores podem utilizar os terraços, enquanto no restante da torre há varandas que se projetam parcialmente recuadas como uma galeria.

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Cadeira
© Daria Scagliola
Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Balcão
© Daria Scagliola
Torres Grotius / MVRDV - Imagem 20 de 36

“Com este projeto, criamos um novo espaço dentro desta área já movimentada”, afirma o sócio fundador do MVRDV, Winy Maas. “Embora as torres pareçam estreitas, elas contêm uma grande área útil e uma mistura de apartamentos. A "vila" no topo literalmente coroa o projeto. Além da vista, estes terraços também permite encontros entre os moradores. O desenho torna os vizinhos mais acessíveis; os inquilinos logo se sentirão como se morassem no térreo, convidando casualmente uns aos outros para uma taça de vinho ou jantar.”

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Daria Scagliola

Com fachadas de pedra natural e bambu composto sustentável, contando ainda com cerca de 1.500 vagas para bicicletas (além de 244 para carros), as Grotius também são sustentáveis. No projeto, foi dada atenção à eficiência energética na forma de bons sistemas de isolamento e recuperação de calor. As torres também são multifuncionais: além de moradia para aluguel, há uma variedade de instalações no térreo, de restaurantes e cafés a outros serviços. Um aplicativo foi desenvolvido especialmente para os moradores com o qual eles podem entrar em contato uns com os outros para praticar esportes ou combinar encontros gastronômicos, o que promoverá a coesão social.

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daria Scagliola
Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Daria Scagliola

As duas torres não são o fim da história deste bairro: são o ponto de partida para a remodelação da zona leste da Estação Central de Haia. Isso envolverá cobrir parcialmente a rodovia Utrechtsebaan, estendendo a rota de pedestres em direção ao bairro de Bezuidenhout.

As Torres Grotius conferem ao espaço público uma nova dimensão, servindo como o início de uma maior densificação e esverdeamento nesta parte de Haia.

Oficialmente conhecidas como "The Roofs", elas foram projetadas pelo MVRDV e desenvolvidas pela Provast e são uma iniciativa das empresas de gestão de investimentos imobiliários a.s.r. e CBRE Investment Management.

Torres Grotius / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Emmely van Mierlo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:The Hague, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Torres Grotius / MVRDV" [ Grotius Towers / MVRDV] 15 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987185/torres-grotius-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.