
São Paulo, 2022 – Na próxima terça-feira (16/08), acontece o evento de lançamento do livro “Salvador Candia, arquiteto”, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). A obra, de autoria de Eduardo Ferroni, publicado em parceria entre a Fundação Stickel e a Editora Monolito, propõe-se a fazer memória à trajetória do arquiteto campo-grandense Salvador Candia, conhecido por criar uma linha alternativa à arquitetura moderna brasileira nas décadas de 1950 a 1990. A relevância da contribuição do arquiteto ao segmento sustenta o bate-papo programado para o evento entre Eduardo Ferroni e o editor-chefe do livro, Fernando Serapião.
A obra encarrega-se de contextualizar o leitor de toda a formação familiar e acadêmica de Candia, que deu origem ao tripé criativo que o define, caracterizado pela forte consideração da realidade nacional, sob a influência de Rino Levi – de quem foi estagiário; pelas alusões ao Velho Mundo da sua descendência italiana; e pelo período pós-guerra da arquitetura estadunidense, protagonizado por Ludwig Mies van der Rohe, a quem Candia tomou como principal referência, reinterpretando-o à luz da realidade brasileira.
A articulação constante do arquiteto, tomada por inspirações miesianas, mas também de Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e da arte moderna, somadas às discussões com Levi e Artigas, o posicionou como um arquiteto de projetos que estabelecem relações virtuosas com o meio urbano, numa verdadeira arquitetura do cotidiano. O livro, então, aborda os diversos projetos realizados por Candia com desenhos, plantas e imagens, incluindo obras marcantes como Galeria Metrópole, Conjunto Habitacional Ana Rosa e Edifício João Ramalho.
Outro ponto explorado no livro é a idealização e contribuição de Salvador Candia na primeira revista universitária brasileira de arquitetura, a Pilotis. Dentre as pautas trazidas pela revista, Candia escreveu sobre o que era, de fato, a arquitetura moderna. Defendendo uma nova agenda do segmento, a matéria apresentou três novos programas arquitetônicos – o prédio de apartamentos, a loja de departamento e o grande prédio de escritórios, que marcaram não só sua trajetória profissional, como o processo de crescimento, verticalização e compactação urbana que São Paulo passava nos anos 40 em diante.
A programação acontece das 18h30 às 21h30 na sede CAU/SP, no Centro de São Paulo. Além da conversa entre o autor e editor da obra, o lançamento também contará com a distribuição de exemplares, dada por ordem de chegada e com número limitado por CPF.
Ficha técnica: Salvador Candia, arquiteto
Autor: Eduardo Ferroni
Edição: Editora Monolito
Páginas: 152
Preço: Gratuito, distribuído de forma limitada por ordem de chegada. Distribuição limitada por CPF.
Serviço:
Lançamento livro “Salvador Candia, arquiteto”
Data: 16 de agosto de 2022
Hora: Das 18h30 às 21h30
Local: Sede da CAU/SP – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro, São Paulo/SP
Título
Editora Monolito e Fundação Stickel lançam o livro “Salvador Candia, arquiteto”, escrito por Eduardo FerroniTipo
Lançamento de Produto ou LivroOrganizadores
De
16 de Agosto de 2022 06:30 PMAté
16 de Agosto de 2022 09:30 PMOnde
Sede do CAU/SPEndereço