Editora Monolito e Fundação Stickel lançam o livro “Salvador Candia, arquiteto”, escrito por Eduardo Ferroni

São Paulo, 2022 – Na próxima terça-feira (16/08), acontece o evento de lançamento do livro “Salvador Candia, arquiteto”, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). A obra, de autoria de Eduardo Ferroni, publicado em parceria entre a Fundação Stickel e a Editora Monolito, propõe-se a fazer memória à trajetória do arquiteto campo-grandense Salvador Candia, conhecido por criar uma linha alternativa à arquitetura moderna brasileira nas décadas de 1950 a 1990. A relevância da contribuição do arquiteto ao segmento sustenta o bate-papo programado para o evento entre Eduardo Ferroni e o editor-chefe do livro, Fernando Serapião.

A obra encarrega-se de contextualizar o leitor de toda a formação familiar e acadêmica de Candia, que deu origem ao tripé criativo que o define, caracterizado pela forte consideração da realidade nacional, sob a influência de Rino Levi – de quem foi estagiário; pelas alusões ao Velho Mundo da sua descendência italiana; e pelo período pós-guerra da arquitetura estadunidense, protagonizado por Ludwig Mies van der Rohe, a quem Candia tomou como principal referência, reinterpretando-o à luz da realidade brasileira.

A articulação constante do arquiteto, tomada por inspirações miesianas, mas também de Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e da arte moderna, somadas às discussões com Levi e Artigas, o posicionou como um arquiteto de projetos que estabelecem relações virtuosas com o meio urbano, numa verdadeira arquitetura do cotidiano. O livro, então, aborda os diversos projetos realizados por Candia com desenhos, plantas e imagens, incluindo obras marcantes como Galeria Metrópole, Conjunto Habitacional Ana Rosa e Edifício João Ramalho.
Outro ponto explorado no livro é a idealização e contribuição de Salvador Candia na primeira revista universitária brasileira de arquitetura, a Pilotis. Dentre as pautas trazidas pela revista, Candia escreveu sobre o que era, de fato, a arquitetura moderna. Defendendo uma nova agenda do segmento, a matéria apresentou três novos programas arquitetônicos – o prédio de apartamentos, a loja de departamento e o grande prédio de escritórios, que marcaram não só sua trajetória profissional, como o processo de crescimento, verticalização e compactação urbana que São Paulo passava nos anos 40 em diante.

A programação acontece das 18h30 às 21h30 na sede CAU/SP, no Centro de São Paulo. Além da conversa entre o autor e editor da obra, o lançamento também contará com a distribuição de exemplares, dada por ordem de chegada e com número limitado por CPF.

Ficha técnica: Salvador Candia, arquiteto
Autor: Eduardo Ferroni
Edição: Editora Monolito
Páginas: 152
Preço: Gratuito, distribuído de forma limitada por ordem de chegada. Distribuição limitada por CPF.

Serviço:
Lançamento livro “Salvador Candia, arquiteto”
Data: 16 de agosto de 2022
Hora: Das 18h30 às 21h30
Local: Sede da CAU/SP – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro, São Paulo/SP

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Editora Monolito e Fundação Stickel lançam o livro “Salvador Candia, arquiteto”, escrito por Eduardo Ferroni" 13 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987164/editora-monolito-e-fundacao-stickel-lancam-o-livro-salvador-candia-arquiteto-escrito-por-eduardo-ferroni> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.