Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaCentro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCentro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, JanelaCentro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: CAW Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pablo Casals
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Grau, Instapanel
  • Arquiteto Responsável: Rodrigo Werner Sánchez
  • Arquiteto Associado: Juan Pablo Cacciuttolo
  • Contrapartida Minvu : Miguel Humire Flores, Francisco Lizana Carvajal
  • Desenvolvimento Projeto De Arquitetura: Domingo Bravo Acuña, Matias Martinez, Valentina Polanco
  • Cidade: Mejillones
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pablo Casals

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Centro Comunitário Mejillones nasceu no contexto do programa Quiero Mi barrio, uma iniciativa desenvolvida pelo governo chileno para melhorar a qualidade de vida em mais de 300 bairros vulneráveis de todo o país. Este espaço de reunião e deliberação corresponde a um projeto priorizado pelos próprios vizinhos da população de Salvador Allende, que após anos de negociações, conseguiram conquistar o terreno estrategicamente localizado à frente do bairro.

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pablo Casals
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Pablo Casals

O bairro de Salvador Allende está localizado na periferia de Mejillones, uma cidade localizada na planície litoral 65 km ao norte da cidade de Antofagasta, no meio do deserto do Atacama. Nas últimas décadas a atividade industrial se intensificou com a instalação de importantes centrais termoelétricas a carvão, entre outras, o que resultou em uma constante contaminação do mar por derramamentos de hidrocarbonetos e do ar com material em partículas produto da combustão, o que levou Mejillones a ser declarada zona de sacrifício. Esse cenário levou aos moradores dos diferentes setores a se agruparem e a tomarem ações coordenadas. Por isso existia um senso de urgência para um centro, um espaço de encontro onde, além de realizar atividades cotidianas e de interação social, é possível garantir à junta dos moradores seu papel de gestão para a solução de problemas diante das autoridades (Decreto nº 58 de 1997, sobre conselhos de bairro e organizações comunitárias).

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Imagem 14 de 24
Croqui
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Imagem 16 de 24
Planta

A sucessão dos envoltórios e o bom clima. Além do problema ambiental relativo à poluição, o terreno, dado ao clima de deserto, recebe forte radiação solar e ventos do sudoeste que às vezes carregam matéria em partículas e poeira, razão pela qual, em primeira instância, a proposta apresenta a ideia de múltiplas peles - envoltórios que desviam e filtram o vento, além de proporcionar sombra, criando assim um perímetro de espaços intermediários, ventilados e protegidos do sol, que são utilizados como pátios e circulação, aproveitando o bom clima de deserto costeiro com temperaturas acima de 15° durante todo o ano.

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pablo Casals
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Pablo Casals
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Pablo Casals

A relação com o bairro e os vizinhos. Um dos pontos mais relevantes discutidos com a comunidade correspondeu à localização e orientação do salão multiuso. Dada a experiência prévia dos vizinhos com este espaço, a exigência era afastá-lo o máximo possível das casas próximas e orientá-lo para o oeste, onde não há construção, devido ao fato de que várias reuniões são realizadas ali durante a semana, especialmente à tarde e à noite após o dia de trabalho. Estas reuniões, que incluem oficinas com música, geram níveis de ruído que não são compatíveis com as áreas residenciais. Desta forma, além de orientar este espaço para o outro lado da cidade, os outros programas, como escritórios e banheiros, são distribuídos entre eles, gerando um filtro acústico.

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Imagem 17 de 24
Axonométrica corte
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, Janela
© Pablo Casals

O Farol e o átrio bioclimático. Como o edifício é muito utilizado à noite, se trabalhou a ideia de uma grande lanterna como um farol projetado para a vizinhança, que à noite, quando a sede está ativa, poderia refletir a luz interna, avisando os vizinhos e convidando-os a participar. Durante o dia este farol funciona como um átrio bioclimático que, ao abrir suas janelas altas, gera ventilação cruzada que ajuda a refrigerar o interior do edifício, além de fornecer luz zenital para a sala multiuso.

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Imagem 24 de 24
Detalhe
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
© Pablo Casals

Quanto à cor vermelha das fachadas, ela foi escolhida de acordo com a linguagem urbana da cidade, já que a cor está presente na maioria dos edifícios do patrimônio público, como a prefeitura, o escritório do governador marítimo e a biblioteca; a madeira diagonal em forma de Treillage e o latão correspondem aos materiais predominantes do período salitre na região; finalmente, o bloco de concreto presente na paisagem local corresponde ao material mais barato disponível na região, o qual, instalado no outro sentido, cumpre a função de elemento vazado.

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Imagem 23 de 24
Axonométrica explodida

Como segunda etapa da obra, está previsto utilizar a continuação da propriedade localizada ao norte "punta de flecha" como um pequeno parque e jardim comunitário, o que contribuirá para aumentar o nível de frescor do lugar, consolidando o desejo dos vizinhos de um "Oásis Comunitário".

Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mejillones, Região de Antofagasta, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos" [Centro comunal Mejillones / CAW Arquitectos] 16 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987139/centro-comunitario-mejillones-caw-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.