Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de ExteriorIgreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Interiores, JanelaIgreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Interiores, Escada, CadeiraIgreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de ExteriorIgreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Mais Imagens+ 19

South Siantan, Indonésia
  • Arquiteto Responsável: Patrisius Marvin Dalimartha
  • Arquiteto Anterior: Thomas Pradipta
  • Cidade: South Siantan
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Exterior
© Michael Sunders + Janice Widjaja

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Ilha Mengkait, Indonésia. Para chegar até ela, o percurso mais usual inclui voar de Batam para Letung, depois embarcar em uma pequena balsa para Tarempa e, finalmente, em um barco para a ilha remota. Esta foi a primeira colaboração do Studio Lawang com Jala Kasih, uma plataforma de financiamento coletivo online sem fins lucrativos da Fundação Vinea Dei. Oang Laot, os indígenas de Mengkait são pescadores, eles contam com o oceano como sua fonte de renda. O oceano ao redor da ilha é excepcionalmente bonito, com suas águas claras e rica variedade de peixes que incluem o bodião, comumente conhecido como peixe de Napoleão.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Interiores, Janela
© Michael Sunders + Janice Widjaja
Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Imagem 16 de 24
Planta
Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira
© Michael Sunders + Janice Widjaja

A igreja católica existente na ilha já era muito pequena para acomodar mais ou menos 500 membros da paróquia. Nenhum padre católico reside na ilha. O padre mais próximo reside em Tarempa, na paróquia principal, cerca de 2 a 3 horas de barco pequeno até Mengkait. Isso significa que, toda vez que um padre vem à ilha, todos os paroquianos gostam de assistir à missa que não acontece regularmente todas as semanas. Uma igreja maior era necessária, portanto, uma nova foi planejada.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Imagem 24 de 24
Corte C
Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Exterior
© Michael Sunders + Janice Widjaja

O terreno está localizado no ponto mais alto da ilha. Além das árvores, nada separa a igreja dos elementos naturais, principalmente o vento. Portanto, o projeto começou procurando responder ao vento forte que vem do oceano. Dessa forma, a igreja foi projetada com o seu ponto mais baixo voltado para o mar, subindo suavemente em direção ao interior, criando um perfil triangular como base. Com isso, o vento passará suavemente pela superfície da cobertura, em vez de atingi-la com força caso fosse construída uma parede vertical. A forma final da igreja foi projetada para ser um ícone simples que pode ser interpretado como uma onda do mar, ou também pode ser visto como um barco, ambos intimamente relacionados ao povo Mengkait.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Exterior, Fachada
© Michael Sunders + Janice Widjaja

O que torna este projeto especial é o envolvimento do povo Mengkait independente de sua religião. É lindo e comovente ver sua energia e espírito na construção desse novo ícone da ilha. Na Indonésia, temos o termo gotong-royong, que significa trabalhar em conjunto sem esperar recompensa alguma. Este termo esteve vivo durante todo o processo de construção.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Iluminação, Fachada, Viga
© Michael Sunders + Janice Widjaja

Originalmente, nossa intenção era usar materiais de origem local na construção, como madeira para portas, paredes e forros, e pedra local cortada para o piso, mas dificuldades técnicas, disponibilidade de material e custo fizeram com que parte dessa ideia original fosse substituída por materiais mais acessíveis, fáceis de instalar e econômicos. A comunicação também foi um desafio, pois a própria ilha tem cobertura de celular e internet limitada. Além disso, o projeto foi executado durante a pandemia de Covid-19, o que tornou ainda mais desafiador viajar para a ilha remota. A coordenação e a discussão do projeto teriam que contar com reuniões virtuais e atualizações em aplicativos de mensagens instantâneas.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Exterior, Fachada
© Michael Sunders + Janice Widjaja
Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Imagem 21 de 24
Elevação 04

Outro grande desafio foi a escassez de água doce. Quando o povo Mengkait precisa de água doce, eles viajam para uma ilha vizinha e lá obtêm água de um poço natural. Isso nos fez projetar um sistema de captação de água da chuva com uma plataforma aberta e a Gruta Madre Maria sobre ela como um local de reflexão. A ideia é armazenar cada gota de água que cai do telhado da igreja para o uso diário do povo de Mengkait. O volume foi concluído, embora o sistema de captação de água da chuva ainda não tenha sido construído.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Imagem 18 de 24
Elevação 01
Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Exterior, Fachada
© Michael Sunders + Janice Widjaja

O resultado, mesmo com todos os desafios e limitações, foi surpreendente. É maravilhoso o que pode ser alcançado quando feito em conjunto no espírito gotong-royong. Foi ainda mais gratificante ver como o povo de Mengkait reage à edificação. Felizmente, ela serve ao povo de Mengkait, conferindo-lhes um sentimento de orgulho, trazendo também mais visitantes para a ilha e aumentando assim as oportunidades econômicas da região.

Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang - Fotografia de Exterior, Costa
© Michael Sunders + Janice Widjaja

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:W43M+JM Mengkait, Kepulauan Anambas Regency, Riau Islands, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Stasi Santa Maria Karunia Bakti / Studio Lawang" [Stasi Santa Maria Karunia Bakti Church / Studio Lawang] 12 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987076/igreja-stasi-santa-maria-karunia-bakti-studio-lawang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.