Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Janela, PilarEdifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4138
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oriol Gómez
  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Facade: Acieroid S.A
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Oriol Gómez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma forte aposta na inovação, o edifício apresenta uma fachada em madeira carbonizada que segue o método Shou Sugi Ban. Esta técnica tradicional japonesa consiste em queimar a camada exterior da madeira, criando uma fachada única e atrativa com boas propriedades. A aplicação de uma queima controlada da madeira garante uma excelente proteção ignífuga da fachada, bem como a sua proteção contra a umidade, radiação solar e ataque de insetos.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Fachada
© Oriol Gómez
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Fachada
© Oriol Gómez

Graças a esta escolha, a fachada do edifício é resolvida com um sistema natural altamente durável e de baixíssima manutenção. Uma técnica milenar adaptada às rigorosas exigências atuais de forma inovadora. Em termos de sustentabilidade, a utilização de madeira representa uma redução substancial da pegada de carbono do edifício, compromisso que a equipe assume em cada projeto. Cada m3 de madeira utilizada armazena aproximadamente 1 tonelada de CO2. Este fato, aliado a outras medidas que reduzem o gasto energética do edifício, permitiram ao projeto obter a certificação de sustentabilidade LEED Gold.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Viga, Janela
© Oriol Gómez

Esta decisão de fachada influencia também o conforto dos seus usuários, uma vez que confere bem-estar e aconchego aos espaços exteriores do edifício. A disposição dos terraços em cada pavimento intensifica a relação entre os escritórios e os ambientes externos, caracterizados pelo aconchego da madeira e pela presença da vegetação.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Oriol Gómez

Um dos principais requisitos desde o início do projeto foi alcançar a máxima eficiência energética possível. Para isso, opta-se por um desenho lógico, permitindo que todas as premissas de sustentabilidade sejam integradas e a coordenação entre todas as disciplinas seja trabalhada ao máximo para este fim. Desde as primeiras fases do projeto foram estabelecidas estratégias passivas que reduzem a demanda energética do edifício.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© Oriol Gómez
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© Oriol Gómez

A fachada, por exemplo, brinca com as projeções dos pavimentos, proporcionando proteção contra a radiação solar e reduzindo a demanda de energia. Com o mesmo objetivo, estudou-se a porcentagem ideal entre o aproveitamento da iluminação natural e o controle da radiação solar, ou seja, entre o conforto dos usuários e a eficiência energética do edifício.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Imagem 26 de 35
Planta
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© Oriol Gómez
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Imagem 27 de 35
Planta
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Oriol Gómez

Todos os elementos da cobertura são projetados em branco para evitar que seus materiais absorvam e armazenem energia térmica. A ventilação natural também é favorecida graças a um sistema inteligente que, por meio de sensores, abre janelas na fachada para aproveitar a circulação cruzada e o condicionamento mecânico.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Terraço, Balcão, Viga
© Oriol Gómez
Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Oriol Gómez

Este edifício foi alvo de um estudo de medidas de eficiência energética que permitiu reduzir o consumo líquido de energia primária para 23,9 kWh/m² por ano. Este valor é inferior às normas regulamentadas pela Passivhaus e às recomendações da diretiva EPBD, que coloca o edifício na classificação nZEB. Por sua vez, é quatro vezes inferior ao valor normativo exigido pelo Código Técnico da Construção na Espanha. A fachada de madeira carbonizada de vanguarda e o grande número de inovações voltadas para a eficiência e mobilidade sustentável do edifício fazem dos escritórios Entegra uma referência em 22@. Um edifício único projetado para agregar valor às empresas que nele se estabelecem.

Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Oriol Gómez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Poblenou, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Entegra / Batlleiroig" [Oficinas Entegra / Batlleiroig] 14 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987071/edificio-comercial-entegra-battleiroig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.