Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Fachada, AidoCafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de ExteriorCafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Armário, Cadeira, Prateleira, BancadaCafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, AidoCafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Arti Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asahimas, BATA GAPIT, Dekson, Ha Wood, Tmac, Toto
  • Arquitetos Líderes: Raynaldo Theodore, Natasha Astari
  • Arquitetos Responsáveis: Abizar Ghifari
  • Consultoria Paisagismo: Plantyourplant Studio
  • Cidade: Jakarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Fachada, Aido
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício fica no centro de Jacarta, espremido entre prédios de um bairro denso. É uma joia tão escondida que você só pode alcançá-la através de uma entrada secreta para uma residência particular. Cercado por uma selva de concreto na cidade tropical, o local é bastante afetado pelo efeito ilha de calor, que aumenta ano a ano devido ao aquecimento global. Com esses problemas em mente, os arquitetos projetaram uma solução que dá uma atenção especial ao clima. Um refúgio ecológico e confortável, construído com materiais locais com técnicas simples e por mão de obra local.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada, Viga, Aido
© Mario Wibowo
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Imagem 17 de 28
Planta - Térreo
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Exterior
© Mario Wibowo

A equipe transformou o prédio abandonado de dois andares em uma torrefação no térreo e um espaço para hobbies no andar superior sem alterar sua estrutura. Ao contrário da maioria dos edifícios em Jacarta, o primeiro andar foi redesenhado em um espaço aberto, exceto por uma sala de armazenamento de torrefação, onde é necessário que o ambiente seja controlado. O arquiteto projetou uma combinação de sombreamento artificial (gazebo) e sombreamento natural (árvores) para resfriar o espaço enquanto ainda permite a entrada da luz solar.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Imagem 18 de 28
Planta - Mezanino
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Armário, Cadeira, Prateleira, Bancada
© Mario Wibowo

A entrada consiste em um caminho de deck de madeira sombreado por um gazebo. Debaixo do gazebo, com um degrau de altura, a equipe projetou assentos da mesma madeira do deck. Se você se sentar e olhar para cima, poderá observar as estrelas através da claraboia do gazebo. Devido a essa solução adotada, a área parece mais ampla, enquanto ainda utiliza bem o espaço. 

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Mario Wibowo
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Imagem 21 de 28
Corte
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Mario Wibowo

O caminho começa com um deck de madeira e uma ponte de ferro sobre cascalho e abaixo das árvores, terminando com piso de concreto na área de torrefação. Devido à materialidade empregada, ao passar por esse caminho, você desacelera e absorve o ambiente verde. Uma variedade de plantas tropicais recebe as pessoas. Uma visão para se maravilhar depois de se acostumar a ver apenas edifícios altos. As árvores verdes dão um contraste vibrante ao cinza concreto e ao ambiente de madeira quente. Imediatamente, a serenidade se infiltra. É como entrar em um santuário escondido no meio de Jacarta.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mario Wibowo

Cada elemento é projetado visando o conforto e a facilidade de manutenção. A manutenção é tão fácil quanto deixar a natureza definir seu curso. As árvores não precisam ser regadas. As paredes de concreto não precisam ser limpas manualmente. Musgos e pequenas plantas crescerão nele, adicionando a beleza etérea da floresta ao jardim. O proprietário não substituirá as madeiras por décadas, pois as madeiras ficam mais resistentes com a presença da água.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Aido
© Mario Wibowo
Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Imagem 24 de 28
Detalhe 02 - Gazebo

O projeto também beneficia a natureza. Ao contrário dos espaços ao ar livre típicos de Jacarta, a área externa não é coberta de concreto. Como resultado, o solo absorverá chuvas fortes. Além disso, a equipe reutilizou as madeiras do edifício existente para criar formas de concreto e reduzir a pegada de carbono. Nenhuma iluminação artificial é necessária durante o dia, pois todos os cômodos, mesmo os mais distantes da janela, são bem iluminados pela luz do sol. Você podia sentir a brisa mesmo no dia mais quente. Ligar as luzes e um ar condicionado seria a última a se pensar.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Exterior, Madeira, Janela, Viga, Fachada, Cadeira, Terraço
© Mario Wibowo

Ao entrar na área do prédio, você podia ver e colher grãos de café embalados e expostos. Depois de escolher os grãos, você pode saboreá-los.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Exterior
© Mario Wibowo

A equipe instalou tijolos vazados ao redor das escadas que levam a uma área privada para dar uma sensação de privacidade. Um padrão de luz artístico penetrava pelos tijolos ao redor, iluminando as escadas. Chegando ao espaço de hobby, você pode ver racks de vinis e um espaço de DJ. Sobre o mezanino, uma claraboia foi colocada para observar as estrelas à noite e permitir a entrada de luz natural ao meio-dia. Trazendo árvores e outros elementos ao ar livre, a equipe traz uma sensação ao ar livre para o interior.

Uma visão prática sobre a penetração da floresta urbana.

Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio - Fotografia de Interiores, Jardim, Pátio, Aido
© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jakarta, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Pejaten / Arti Design Studio" [Publichood Roastery Pejaten / Arti Design Studio] 07 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986542/cafeteria-pejaten-arti-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.