Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana

Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de ExteriorEscola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Interiores, PrateleiraEscola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de InterioresEscola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de InterioresEscola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Mais Imagens+ 18

Rabat, Marrocos
  • Desenvolvimento De Projeto: Siham Drancourt
  • Projeto: Yassine El Aouni, Rachid El Maataoui
  • Gestão De Projeto: Ayda Bennani Smires
  • Arquiteto: Saad El Kabbaj, Driss Kettani, Mohamed Amine Siana
  • Estruturas: BETAB
  • Construção Civil: LC Building
  • Cidade: Rabat
  • País: Marrocos
Mais informaçõesMenos informações
Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra - FG + SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Rabat, capital de Marrocos, tem um importante patrimônio cultural e arquitetônico. Esse projeto tenta responder a esse patrimônio transcrevendo o seu espírito, de elegância e sobriedade, sentido de continuidade histórica e harmonia. Esta escola divide-se entre o jardim-de-infância junto com o ensino básico e o ensino secundário. Essas duas partes compartilham as áreas de administração, biblioteca, instalações esportivas e auditório.

Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra - FG + SG
Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Imagem 20 de 23
Planta - Térreo
Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra - FG + SG

A organização dessas diferentes entidades no terreno é decisiva e influencia o layout geral do projeto. Assim, o jardim de infância e as escolas primárias localizam-se no lado sudoeste do lote com uma entrada própria, permitindo uma melhor regulação dos fluxos e uma melhor gestão dos acessos. A escola secundária está localizada no lado nordeste do terreno e é articulada em forma de L que libera o máximo de espaço para o recreio e a área de esportes ao ar livre. A área central do terreno é ocupada pelas funções de apoio que se articulam por um conjunto de corredores no piso térreo e nos pisos superiores.

Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra - FG + SG
Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Imagem 21 de 23
Planta -Primeiro Pavimento
Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra - FG + SG

A composição do volume permite o máximo de vistas possíveis, através de perspectivas emolduradas. Um arranjo paisagístico entre os volumes principais e as vias do entorno permite proteger de alguma forma os espaços interiores da insolação e do ruído urbano.

Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Fernando Guerra - FG + SG

A arquitetura tenta ser refinada, dinâmica, sobre e expressiva ao mesmo tempo e tenta também se encaixar da melhor maneira com a identidade de Rabat, destacando linhas horizontais e fortes, volumes sobre e brancos puros. Estes volumes são realçados por grandes fendas, a sua pele é vivificada por um conjunto de elementos de sombreamento (que também tem função acústica), e chegam ao solo por paredes de pedra bruta, características das escolas modernistas de Rabat. Alguns volumes também são destacados por sequências de azulejos tradicionais marroquinos “zellige”, trazendo um toque lúdico e alegre para as crianças.

Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra - FG + SG
Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Imagem 23 de 23
Elevação

A maioria dos espaços de ensino são distribuídos por corredores cobertos ao ar livre. Esta disposição permite obter uma ventilação cruzada e iluminação natural ideais para quase todos os espaços de ensino, utilizando soluções passivas comprovadas adequadas ao clima de Rabat.

Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra - FG + SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rabat, Marrocos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Jacques Chirac / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana" [Jacques Chirac School / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana] 04 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986533/escola-jacques-chirac-saad-el-kabbaj-plus-driss-kettani-plus-mohamed-amine-siana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.