Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura

Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, DormitórioApartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação, Banheiro, Prateleira, PiaApartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação, Bancada, CadeiraApartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaApartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Flipê Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriela Mestriner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aeron Herman Miller, Boobam, Cristiana Bertolucci, Daikin, Dalessa, Deca, Folio, Gorenge, Lumini, Marcos Vidros, Protecnica, REKA, Tramontina, Vinicius Siega para Boobam, Wentz, ZL Decorações
  • Obra: RN Engenharia
  • Marcenaria: Dalessa
  • Serralheria: Dalessa
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Gabriela Mestriner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento urbano ganha nome e identidade por sua localização cosmopolita, representação do modo urbano de ser, ver e habitar. O projeto segue alinhado com o perfil prático do usuário urbano, que hoje consome menos e habita espaços menores.

Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Gabriela Mestriner
Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Gabriela Mestriner

O minimalismo representa também a forma com que o cliente vive: menos bagagem, menos informação, mais leve. Como se no dia a dia caótico de São Paulo, não coubesse nada além do necessário, existindo de forma neutra e organizada.

Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Gabriela Mestriner

A partir desse conceito surge a escolha de usar apenas duas cores, neutras absolutas. Sendo uma a ausência total de cor e a outra a soma de todas elas. Contrastando e vestindo o apartamento com polaridade e sobriedade. Quando trabalhamos em espaços compactos, tentamos sempre minimizar as informações, usos e funções se camuflam, deixando o usuário tomar conta do espaço mais livremente, se apropriando do mesmo.

Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Gabriela Mestriner

O andar inferior abriga cozinha e sala, abrigando no preto todos os equipamentos domésticos (eletrodomésticos, rack tv, armários, cuba cozinha, bar, escada, iluminação) e no branco a ausência deles, respiro. O andar superior contempla a área intima do loft; quarto, banheiro e escritório. O último foi construído em um antigo pé direito duplo, ampliando a área total e mantendo o respiro necessário na sala, através da chapa metálica perfurada que compõe o piso do novo mezanino.

Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, Janela, Cama
© Gabriela Mestriner
Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Imagem 19 de 19
Planta

Com as partes fixas em marcenaria, serralheria e pedras acontecendo apenas nas extremidades do apartamento, criamos um centro livre, com cenário despojado, funcional e fluido, apesar de compacto. O trabalho com diferentes materialidades como madeira, chapa metálica lisa e perfurada e granito, todos nos tons preto e branco, tornam essa mistura de apenas duas cores limpa e complexa, para o minimalismo não se resumir a simplicidade, trazendo a surpresa que a Flipê trabalha a cada detalhe de projeto.

Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Prateleira
© Gabriela Mestriner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bairro Itaim Bibi, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento URBANO / Flipê Arquitetura" 04 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986282/apartamento-urbano-flipe-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.