Casa Véu / Ayutt and Associates design

Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de ExteriorCasa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de ExteriorCasa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Véu / Ayutt and Associates design - Mais Imagens+ 28

Khet Phra Khanong, Tailândia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COTTO, Champaca Wood, Hafele, Lamptitude, Minotti, Siam Tak, Sunparadise, TOA
  • Arquiteto Responsável: Ayutt Mahasom
  • área Do Terreno: 1000 m2
  • Cidade: Khet Phra Khanong
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Chalermwat Wongchompoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de dois andares com plantas modestas e implicações sociais ambiciosas. A residência segue uma forma em "L" que, após uma análise mais detalhada, revela camadas de complexidade. Em vez de organizar a casa ao longo do perímetro do terreno, em torno de um pátio central, e evitar o entorno, a edificação é encapsulada por jardins que não estão ocultos, mas sim, são compartilhados. O desafio, entretanto, estava em preservar a privacidade ao mesmo tempo em que permitia esse diálogo com os vizinhos. Longe de ser um projeto unicêntrico, que agrega pouco valor à comunidade, esta é uma casa que responde não apenas a uma família, mas também considera as famílias do entorno.

Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior
© Chalermwat Wongchompoo
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Imagem 25 de 33
Planta - Térreo
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior
© Chalermwat Wongchompoo
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Imagem 26 de 33
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Chalermwat Wongchompoo

Os espaços verdes são subdivididos em pátios, fechados em fachadas e grades metálicas com vários graus de transparência. Como planos individuais, adaptados a requisitos específicos, velados sobre os espaços internos, essas paredes e fachadas especialmente posicionadas definem os espaços externos onde os pátios se tornam “salas verdes” interligadas com os ambientes internos. Muitas vezes, a sequência espacial é composta por árvores em primeiro plano e arbustos em segundo, um pátio apoiado por outro. Cada pátio é projetado com características únicas, agrupados em cinco segmentos e respondendo a diferentes usos.

Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Interiores
© Chalermwat Wongchompoo

O primeiro dos cinco é o Jardim Público. Este espaço é definido discretamente por uma viga em balanço, sugerindo o proprietário, mas mantendo-se acessível ao público. Retribuição à comunidade: degraus de descanso para as pessoas que transitam durante o dia e iluminação nas ruas à noite. Seguindo o percurso, o portão principal se abre e leva ao Jardim Semi-Público pavimentado em cascalho. Projetado para ser pisado, o terreno foi elevado de forma que as pessoas no jardim pudessem olhar por cima do parapeito e conversar com os que estão na rua ou com os vizinhos do outro lado. O Jardim Semi-Privado é protegido por aletas verticais que restringem as vistas para a sala de estar. O pátio central e maior, por sua vez, foi feito apenas para os olhos. Apenas os membros da família e os convidados podem experimentar o espaço interior. No interior da casa, adjacentes ao escritório e à sala de estar, encontram-se os Jardins Privados, totalmente restringidos a pessoas de fora, para uso exclusivo da família e dos seus hóspedes durante todo o dia em total privacidade.

Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior
© Chalermwat Wongchompoo
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Imagem 27 de 33
Elevações
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Interiores, Escada
© Chalermwat Wongchompoo

A escada de transição do espaço mais público para receber os hóspedes até o espaço familiar, tem o seu nível de privacidade refletido no elemento de vidro do primeiro lance e nas transições para paredes de madeira maciça no segundo, até chegar no andar privativo superior. No topo da escada, o ambiente enquadra sua própria "sala verde". A grade permite que a folhagem das árvores seja emoldurada. A camada final da casa é, portanto, o Jardim do Céu, o mais privativo, disponível apenas para o proprietário, outros membros da família não têm acesso. A vista do quarto principal é complexamente definida em camadas, resultando em uma visão simplificada e refinada da vegetação exuberante. Em primeiro plano encontra-se uma ponte que conduz a um terraço rebaixado. Em ambos os seus lados estão as copas das árvores originárias do pátio abaixo, compartilhado com o escritório, bem como o Salgueiro. Através da grade , as árvores do pátio central são visíveis à distância. Essa visão é permanente, inabalável e intransigente, pois as grades garantem total privacidade, sem necessidade de persianas.

Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior
© Chalermwat Wongchompoo
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Imagem 31 de 33
Diagrama 04
Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Interiores
© Chalermwat Wongchompoo

Da rua e das janelas vizinhas, a casa parece segregada; bolsões verdes fragmentados em níveis de privacidade, admitindo vistas e acessos de acordo com a necessidade. No entanto, desde de dentro, a família tem vistas contínuas e ininterruptas, onde a vegetação se alinha em frente, meio e fundo. A casa é projetada como parte do bairro, interagindo com o que a cerca. A ambição de oferecer uma alternativa aos empreendimentos fechados começou a dar frutos. As camadas de grades e fachadas da casa existem não para isolar completamente os habitantes de seu entorno, mas, na verdade, a permeabilidade desses limites permite que ocorram diálogos entre o privado e o público, mantendo a privacidade absoluta onde for necessário.

Casa Véu / Ayutt and Associates design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Chalermwat Wongchompoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Véu / Ayutt and Associates design" [Veil House / Ayutt and Associates design] 30 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986210/casa-veu-ayutt-and-associates-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.