Casa da Colina / block722

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior, JanelaCasa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco, PilarCasa da Colina / block722 - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, Viga, PilarCasa da Colina / block722 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Terraço, Balcão, VigaCasa da Colina / block722 - Mais Imagens+ 28

Creta, Grécia
  • Arquitetos: block722
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Santl
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Caneplex, Celine Wright, Chrysa Georgiou, Cocoon, Dedon, Desiree, Ethimo, Frama, Grok, Kruger, Kusiner, Libeco, Maru Meleniou, NANI MARQUINA S.L, Nikos Haritos, Olivelab, Studio Natural, Zanat
Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior, Janela
© Ana Santl

Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem verde e selvagem de Creta e a riqueza e herança do artesanato tradicional definem este novo projeto residencial totalmente contemporâneo da Block722. Localizado aos pés da montanha Thrypti, no lado leste da ilha grega, o projeto é uma encomenda de um cliente privado que previa uma casa de 280 m² em um declive, incluindo dois quartos e áreas externas generosas.

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco, Pilar
© Ana Santl
Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior
© Ana Santl

Equilibrar as necessidades do briefing com o cenário natural que combina vistas de montanhas, planícies e do Mar Mediterrâneo foi fundamental na solução de projeto. A arquitetura foi impulsionada pelo desejo de criar uma casa moderna, discreta e respeitosa com o seu entorno. Trabalhar o ângulo do terreno através de níveis em vez de degraus também foi fundamental para moldar um ambiente que abraçasse seu cenário.

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Pátio, Aido
© Ana Santl
Casa da Colina / block722 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Ana Santl

Um caminho marcado na ladeira indica a entrada da residência. O complexo é inteligentemente dividido em volumes menores que são interligados por meio de vias de circulação e espaços intermediários - alguns internos e outros ao ar livre. A casa principal é dividida em dois volumes baixos ligados por uma área semicoberta com um espelho d'água. O projeto mescla materiais naturais frequentemente usados no vernáculo local, como madeira e pedra. Ao mesmo tempo, a atmosfera é distintamente contemporânea, misturando a sensibilidade escandinava inerente da Block722 e o minimalismo orgânico com influências da arquitetura japonesa. Este aceno para o Japão se desdobra através da simplicidade das linhas limpas e quase austeras que entram em equilíbrio com a natureza tátil dos materiais e a abordagem rica em artefatos manuais.

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior
© Ana Santl
Casa da Colina / block722 - Imagem 31 de 33
Planta

A poderosa luz solar grega ajuda a definir formas e superfícies, brincando com os materiais texturizados, enquanto os arquitetos desenham a sensação e o ritmo do contexto nos espaços internos e externos. A jornada da luz e os hábitos dos clientes ao longo do dia levaram à organização espacial do interior. Cada seção e rota são cuidadosamente planejadas para materializar a funcionalidade e enquadrar as vistas, através de jornadas e narrativas espaciais que misturam interno e externo, natural e feito pelo homem. O projeto procura melhorar o cotidiano, inspirando-se no estilo de vida da ilha.

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, Viga, Pilar
© Ana Santl
Casa da Colina / block722 - Fotografia de Interiores, Cadeira, Dormitório
© Ana Santl

Block722 colaborou com artesãos locais durante toda a construção, aplicando habilidades especializadas em uma grande variedade de elementos da casa. Isso se aplica tanto a detalhes arquitetônicos de alta qualidade quanto a peças de mobiliário, a maioria das quais são feitas sob medida e criadas especificamente para este projeto, usando mármore, madeira, pedra e granilite. Todas as peças juntas formam a coleção de móveis ANATA da Block722. Essa abordagem, rica em arte e materiais naturais de origem local, eleva o design a uma verdadeira joia residencial feita sob medida. As cores neutras e terrosas dominam e a qualidade é priorizada em relação à quantidade.

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Viga
© Ana Santl

As peças artísticas também foram cruciais na composição geral e o projeto agora possui uma impressionante escultura de 2,8 x 1,5 m do artista grego Pantelis Chandris. O objeto especialmente encomendado está fixado na sala de estar e foi desenvolvido em paralelo ao projeto arquitetônico, exibindo o casamento perfeito de escalas e disciplinas.

Casa da Colina / block722 - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela, Jardim, Pátio
© Ana Santl

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Colina / block722" [The Hill House / block722] 29 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986112/casa-da-colina-block722> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.