Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, FlorestaResidência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, VigaResidência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, JanelaResidência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Exterior, Viga, FlorestaResidência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Mais Imagens+ 29

In Buri, Tailândia
  • Arquitetos Responsáveis: Dechophon Rattanasatchatham, Thapakorn Maneerath
  • Projeto De Interiores: Parndej Boondej
  • Supervisão De Construção: Supanat Su-Duang
  • Engenharia Estrutural: Chaiwat Kaewkam
  • Fotógrafo Documental: Manees Chanthom
  • Cidade: In Buri
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Rungkit Charoenwat

"Um verdadeiro núcleo de toda obra arquitetônica está no ato da construção. A construção é a arte de fazer um todo significativo a partir de muitas partes". "Pensar a arquitetura", Peter Zumthor.
A Residência Kha-nam Noi, uma remontagem a partir de material usado que se insere na estrutura existente de um longo galpão. "Kha-nam" é uma das tipologias de pequenos abrigos de descanso durante a estação agrícola na Tailândia, a maioria construída em um método básico de construção com material local e facilmente encontrado.

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Rungkit Charoenwat
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Imagem 30 de 34
Planta
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Floresta
© Rungkit Charoenwat

A linguagem arquitetônica usada para projetar esta casa não só foi a própria metodologia na construção, mas todos os recursos materiais coletados da estrutura existente, isto é, concreto, aço e madeira, que foram reaproveitados e rearranjados na nova proposta.

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Aço
© Rungkit Charoenwat

Esta pequena casa de família fica na província de Sing-Buri e foi pensada para a vida em um contexto de auto-suficiência no cenário atual, além de considerar desde o princípio um espaço para atividades de treinamento de cães, que é o hobby pessoal do dono. A estrutura existente era um longo edifício paralelo orientado no sentido leste-oeste, com um espaço com ar entre os telhados. No pavimento principal se alocaram o dormitório, sala de estar e cozinha de forma agrupada, e se aproveitou o vão da estrutura existente para captar luz natural e garantir a ventilação no espaço e fazer uma referência à estrutura existente. No lado norte fica um corredor-terraço que se conecta com um espaço de oficina e uma enfermaria. O jardim conta com uma grande superfície para o treinamento de cães, mantendo o desejo de cuidado com a paisagem local do proprietário. A casa recebe um pouco de sombra de uma árvore que a cerca naturalmente.

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga, Terraço
© Rungkit Charoenwat
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Imagem 31 de 34
Corte
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, Cadeira
© Rungkit Charoenwat

Em termos de materialidade, o projeto buscou uma harmonia entre o antigo e o novo respeitando os traços do passar do tempo. É possível ver diversos traços do edifício antigo, mas tudo foi considerado pelos arquitetos de forma a manter essa mistura de forma adequada com a transformação proposta para o novo lar. Em algumas partes da casa, como as paredes da cozinha, foram utilizou-se artesanato de madeira autêntico como "Fha-Lai" - um modelo tradicional de parede deslizante flexível da região da Tailândia raramente encontrado hoje em dia - para viabilizar uma forma alternativa de ventilação.

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rungkit Charoenwat
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Viga
© Rungkit Charoenwat

Graças à premissa de de inserir um novo espaço sob o telhado existente, materiais como a chapa de zinco e um tradicional vitral (vidro colorido Pikul) foram usados para deixar a luz entrar e, dessa forma, não só inundar o espaço com iluminação natural, mas também atingir a relação pessoal da experiência arquitetônica para o proprietário. Itens como esse vitral tradicional e móveis de artesanato popular coletados ao longo da experiência pessoal de vida do proprietário foram integrados ao projeto.

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rungkit Charoenwat
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Imagem 32 de 34
Diagrama Axonométrica
Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Exterior, Viga, Floresta
© Rungkit Charoenwat

Esta pode parecer uma simples casa de madeira típica da região, mas para nós, esta casa é uma arquitetura que não foi feita apenas para a estética de viver, mas foi projetada a partir de uma compreensão da visão do aprendiz na formação de métodos de construção para misturar elementos antigos e novos e assim proporcionar uma experiência arquitetônica especial para o proprietário.

Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Rungkit Charoenwat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Kha-nam Noi / Yangnar Studio" [Kha-nam Noi House / Yangnar Studio] 29 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986070/residencia-kha-nam-noi-yangnar-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.