Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Fachada, VigaCasa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela, Cadeira, VigaCasa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Cuauhtémoc, México
  • Arquiteto Responsável: Matia Di Frenna Müller
  • Programa: Planta baja: Recibidor, Baño, Cuarto y patio de servicio, Recámara de servicio, Sala de tv, Cocina con desayunador, Comedor, Sala, Salón de juegos, Terraza, Alberca / Planta Alta: Recámaras niños, baño y vestidor (3), Bodega, Recámara principal, baño principal y vestidor
  • Cidade: Cuauhtémoc
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vaguear pela Casa Zazil evoca uma variedade de sentimentos e sentidos. O vento percorre a vegetação do local tornando-se a principal fonte de sons requintados. As texturas em todos os materiais, a rugosidade da pedra, e a madeira presenteada com uma diversidade de sombras e cheiros; caminhar pela casa desde a entrada desperta continuamente nos habitantes a curiosidade de descobrir o que será experimentado no próximo espaço.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Cadeira
© Lorena Darquea
Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Imagem 24 de 32
Planta - Térreo
Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira
© Lorena Darquea

O projeto surge de uma planta em forma de "C" como gesto de abrigo para aqueles que a habitam; protege do clima e da luz solar de Colima, ao mesmo tempo que busca oferecer privacidade e conter o programa arquitetônico de uma forma ordenada, gerando um contexto íntimo que abre e contradiz este mesmo princípio na sua fachada posterior.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Fachada, Viga
© Lorena Darquea
Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Lorena Darquea

A relevância entre os diferentes espaços ocorre graças à variedade de pés-direitos, que advertem quando um espaço pretende ser mais acolhedor e pessoal ou de natureza mais social. É assim que começa a visita à casa, uma sala de pé-direito suplo dá as boas-vindas aos visitantes, emoldurando um nível mais baixo e mais próximo, dando a oportunidade de descobrir os cômodos seguintes um a um.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Lorena Darquea

O programa é dividido em dois volumes e níveis acentuados, nos quais o zoneamento se tornou claro e preciso. Os espaços sociais são abrigados no primeiro nível e são agraciados pela vista do campo de golfe juntamente com a extensão da vegetação circundante que parece integrar-se sutilmente nas lacunas que encontra à medida que se dispersa. É assim que uma gigantesca árvore Papelillo se integra perfeitamente na residência e se destaca enquanto se mistura com o resto das plantas.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Lorena Darquea

O nível superior abriga os quartos. O calor é notório neste piso, os elementos de carpintaria sentem-se fundamentais e as pausas que são insinuadas através das janelas, são um deleite de iluminação natural que concede as magníficas vistas de uma variedade de copas de árvores e do horizonte.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Lorena Darquea
Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Imagem 27 de 32
Corte B-B
Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Lorena Darquea

Sob a mesma premissa de oposição a certos valores, a materialidade da construção foi lúdica, dando lugar a um diálogo unificado por detrás de um equilíbrio entre leveza e peso. Grandes volumes de pedra encontram tetos que parecem apoiar-se neles da forma mais delicada, constituídos por vigas de madeira e estruturas de aço, referindo-se a uma arquitetura distinguida pelo calor, adaptando-se a uma versão mais contemporânea.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lorena Darquea

A transcendência da pedra não se detém na robustez que integra os volumes extraordinários, ela representa também o artesanato no desenho. O próprio vulcão Colima tornou possível a riqueza em texturas do projeto, este material é original e trabalhado pelos mesmos artesãos locais, dando aos habitantes uma sensação de frescura constante.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

A integração completa do projeto permeia em todos os detalhes, a dignidade dos materiais, no seu estado puro e natural em que envelhecem e se misturam sempre com o contexto.

Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos" [Casa Zazil / Di Frenna Arquitectos] 01 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986040/casa-zazil-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.