Restaurante Rosamar / Studio Pim

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, CadeiraRestaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, VigaRestaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de InterioresRestaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, CadeiraRestaurante Rosamar / Studio Pim - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Studio Pim
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Clientes: Pierre d’Andrimont & Margaux Marcy – EPL NOVA
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Arco
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um restaurante de frutos do mar descontraído e de qualidade. Este foi sempre o briefing e a intenção do projeto, mas embora sempre muito claro, o briefing de Pierre & Margaux, também sempre se desenvolveu entre as restrições do edifício e o produto final desejado. Se algo não lhes parecer mais certo, eles sempre serão corajosos o suficiente para admitir e fazer as mudanças necessárias. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira

Como em todos os nossos projetos, tudo começa com a planta, e como torná-la funcional, tendo em mente a experiência do cliente. Rosamar é relativamente grande, mas queríamos mantê-lo aconchegante. Abrimos o primeiro andar, criando um mezanino em vez de andares separados e permitindo que todo o espaço flua livremente, como um só. A principal característica do restaurante é esta enorme estrutura de teto de vidro de crittall na parte de trás, que mantivemos, mas com o acréscimo de uma estrutura de madeira semelhante a uma jangada com longos rolos de tecido cobrindo todo o teto e permitindo a entrada da luz filtrada durante o almoço e oferecendo um pouco de calor à noite.  

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

O briefing era que uma associação clara com o mar e a praia devia ser percebida, mas apenas como uma sensação, não como uma referência óbvia. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Banco, Cadeira
© Francisco Nogueira
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Prateleira
© Francisco Nogueira
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Pátio
© Francisco Nogueira

A fachada tem janelas de guilhotina que convidam os clientes a entrar. Em seguida, entra-se diretamente no bar, revestido com pequenos azulejos retangulares azuis claros cobertos com um mármore bege quente. À esquerda, três globos de âmbar emitem uma luz fraca e acolhedora que guia os clientes para dentro. A parede posterior, composta por ripas brancas, é quintessencialmente 'praiana'. As grandes conchas de luz da parede de Murano se somam ao sofisticado tema náutico. Ao redor, um painel de madeira quente cobrindo as paredes até a altura do mezanino é o arremate do restaurante. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Francisco Nogueira

Quer você escolha subir as escadas à sua esquerda, ou descer o corredor à sua direita, será acompanhado pelo mesmo painel. O corredor o guiará através de um caminho estreito para um espaço arejado e brilhante. Uma fileira de arcos à sua esquerda, sendo um deles adornado com azulejos arquetípicos portugueses. Um claro aceno para cenas ornamentais e figurativas dos azulejos do século XVII, mas com uma alteração contemporânea em sua representação. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira

A maior parte do espaço posterior é formada por uma estrutura de vidro. No entanto, a estrutura de madeira como uma jangada com longos rolos de tecido suaviza o brilho do sol português enquanto faz alusão às velas de seus longínquos veleiros. O tecido do banco abaixo traz diversão e peculiaridade ao espaço com um design sob medida por Pierre Frey. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Francisco Nogueira
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga, Arco
© Francisco Nogueira

O tecido azul profundo do banco, no entanto, o traz de volta ao seu tema original. A abundância de plantas integradas na marcenaria, acrescenta um tom de 'oásis'. Ao fundo, há um terraço com piso de cerâmica azul, cadeiras amarelas creme e luminárias de rattan no teto. Um perfume de jasmim completa este pequeno santuário. Se você olhar para trás, verá a cozinha aberta, e acima dela o mezanino onde pequenos recantos com banquetas permitem aos clientes supervisionar toda a cena. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Iluminação, Corrimão
© Francisco Nogueira
Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira

Lá em cima, os painéis de madeira quente, compensados por azulejos azuis, tecido azul claro e espelho antigo continuam com o aceno náutico, dando-lhe uma sensação de atemporalidade. Por fim, mas não menos importante, os banheiros com seus painéis azul-marinho foram contrastados com um papel de parede lúdico composto por estampas leves e linhas coloridas de peixes e sol. Ele percorre todo o espaço, um pequeno detalhe que dá ao ambiente uma sensação real de nostalgia. No sanitário feminino, as conchas de vidro Murano com cor de mel completam o visual, no masculino, o Bernadotte azul bebê de cor azul, um em cima do outro lhe confere  confere uma reviravolta inesperada. 

Restaurante Rosamar / Studio Pim - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Príncipe Real, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Rosamar / Studio Pim" 26 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986014/restaurante-rosamar-studio-pim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.