Casa para Dani e Luis / vbrügg

Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Exterior, TijoloCasa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Tijolo, VigaCasa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraCasa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Fachada, Viga, AidoCasa para Dani e Luis / vbrügg - Mais Imagens+ 24

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: vbrügg
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  174
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Blangino, Brikol, Holcim, Mega Roller, Piedras Colon, Trimble Navigation
Mais informaçõesMenos informações
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na área suburbana de Córdoba, Argentina, e foi projetada para um casal de idosos. O contexto apresenta duas situações, o anel viário e um bairro residencial, que definem a forma arquitetônica da casa. O programa é ordenado em uma sequência linear disposta em uma trama distorcida pelo terreno trapezoidal. A organização das categorias espaciais é simétrica, com duas alas, social e íntima, rotacionadas 64°. Em direção ao anel viário, um muro contínuo de 4 metros de altura define a fachada e delimita o espaço doméstico. Ele constitui-se como recipiente e espaço de circulação da casa, que não revela o seu interior e confere à obra um aspecto sólido materializado no tijolo e na pedra.

Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Gonzalo Viramonte
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Imagem 26 de 29
Diagrama
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Gonzalo Viramonte

Pela configuração morfológica apresentada, esse elemento é curvado duas vezes seguindo a linha edificada. A sua curva principal é extrudada e perfurada para criar a janela quadrada principal voltada para o anel viário. Internamente projeta-se uma ruptura por onde surge a porta de entrada que, por sua vez, é dobrada e perfurada criando uma janela retangular que liga visualmente a cozinha com o bairro. Para sua construção, utilizou-se mão de obra local, resgatando a tradição jesuítica de forma criativa e materializando uma reinterpretação do calicanto. A posição das pedras direciona o padrão dos tijolos. A composição de abóbadas, tijolos queimados, manchados, retorcidos, constituem um todo com variações de saturação. Esse movimento acompanha o habitante ao longo de sua jornada com uma claraboia filtrada por vigas que realçam sua textura.

Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Gonzalo Viramonte
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Pátio
© Gonzalo Viramonte
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Fachada, Viga, Aido
© Gonzalo Viramonte
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Imagem 23 de 29
Planta
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Imagem 27 de 29
Axonométrica
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Gonzalo Viramonte
Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Exterior, Janela, Corrimão
© Gonzalo Viramonte

Esse elemento, por sua vez, articula os ambientes, assim como as curvas lhe conferem dinamismo e profundidade tornando visível a sua continuidade. Na sala o ritmo é criado pela janela principal que a atravessa como uma lente para enquadrar o anel viário e captar a sua paisagem cinética. A expressão material da casa confere um tom terracota, gerando uma atmosfera rústica e acolhedora. O pátio ilumina e oxigena a casa que gira em torno dele e para o qual todos os cômodos se abrem através de uma série de pórticos 3x3 em concreto armado que revelam os eixos estruturais. A viga percorre toda a casa como uma fita de concreto aparente e dos pilares surgem a galeria e a pérgola através da qual cresce um Espinillo existente. Duas rupturas na casa destacam-se com os únicos elementos do jardim materializados na fachada, uma é a churrasqueira e a outra uma pequena parede curva que margeia a árvore.

Casa para Dani e Luis / vbrügg - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa para Dani e Luis / vbrügg" [Casa para Dani y Luis / vbrügg] 27 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985976/casa-para-dani-e-luis-vbrugg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.