Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos

Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaInstalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, PátioInstalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de ExteriorInstalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cerca, Tijolo, FachadaInstalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Mais Imagens+ 13

Mais informaçõesMenos informações
Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um "projeto instalação", que atende as questões relacionadas à arquitetura e ao mesmo tempo é uma instalação de arte e intervenção urbana.

Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Nitsche Arquitetos

Um dos pontos mais interessantes do projeto foi o uso inusitado dos materiais na composição da fachada. A idéia foi subverter e transformar uma corrente em um objeto lúdico, colorido, leve e transparente, que também fosse interativo e sensorial.

Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior
© André Scarpa
Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Imagem 17 de 18
Esquema 01
Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cerca, Tijolo, Fachada
© André Scarpa
Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Imagem 14 de 18
Croqui 03

Por ser maleável e leve, as correntes se adequaram perfeitamente ao formato curvilíneo do lote de esquina, criando uma espécie de "fachada cortina" que permite a livre circulação das pessoas pelo espaço. A idéia de dentro e fora se desfaz com o balançar da fachada ao vento. Os elementos luminosos valorizam as transparências e fazem menção ao ambiente urbano da cidade. Foram usadas na execução do projeto elementos construtivos metálicos pré-fabricados e modulares, leves e de rápida montagem.

Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Pátio
© André Scarpa
Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Fachada, Cadeira, Jardim
© André Scarpa

A fachada foi executada com correntes plásticas multicolores, fixadas lado a lado em uma cantoneira metálica e iluminadas por uma fita de led, formando um enorme gradiente colorido que se destaca na paisagem urbana.

Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Nitsche Arquitetos
Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Imagem 15 de 18
Croqui 04

Como a transformação da esquina não será permanente, a sensação que fica é a de transformar as pessoas e a maneira delas entenderem o espaço urbano, mostrando um novo ponto de vista tanto no uso inusitado dos materiais e sistemas construtivos, como no jeito de usar a própria cidade.

Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Wizard, 333, Vila Madalena, São Paulo-SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Correntes / Nitsche Arquitetos" 27 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985965/instalacao-correntes-nitsche-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.