Apartamento John / Lez Arquitetura

Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, MesaApartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Dormitório, CorrimãoApartamento John	 / Lez Arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Lez Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  168
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Júlia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Guararapes, Líder Interiores, Montepedra, Portinari, Suvinil, Urban Arts
  • Arquitetas Responsáveis: Gabriella Chiarelli, Marianna Resende
  • Áudio: Arte em Cinema
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê John é uma cobertura de 168m² localizado em Águas Claras, região metropolitana de Brasília-DF. Os clientes, um jovem casal à espera de um bebê, procuravam transformar o apartamento para que estivesse de acordo com a nova fase e rotina da família, trazendo cor e alegria aos espaços. O apartamento foi batizado com o nome do integrante de quatro patas, o buldogue John.

Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Júlia Tótoli

A primeira demanda foi integrar totalmente a cozinha à área social, que conta com espaço de estar, jantar e televisão reunidos em um mesmo lugar. Demolimos a parede que fazia a divisão entre os ambientes e o espaço ganhou nova vida e amplitude. A estante vazada em estrutura de serralheria é o ponto focal da área social. O suporte giratório para a televisão permite que o equipamento atenda a todos os espaços, inclusive o escritório ao lado. Desenhamos um aparador suspenso próximo à mesa de jantar, servindo como apoio durante as refeições. O acabamento feito em moldura de chapa de aço carbono dobrada confere à peça resistência, leveza e durabilidade.

Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Imagem 21 de 21
Isométrica
Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Júlia Tótoli

Um dos destaques do projeto é a caixa colorida que abriga a porta de entrada. Pintamos a porta e as paredes com a cor Pote de Argila, da Coral Tintas, um laranja terroso que complementa a paleta de materiais proposta e os elementos existentes, como o piso que foi reaproveitado. Na cozinha, a bancada em granito São Gabriel escovado avança a alvenaria existente proporcionando um espaço para refeições rápidas e também abriga o cooktop. Logo atrás, um armário amadeirado faz o plano de fundo, a abertura tipo “fecho/toque” permite a mimetização das portas do armário, que é visto como um elemento único.

Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, Cadeira
© Júlia Tótoli
Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Imagem 18 de 21
Planta baixa

Transformamos a antiga sala de estar em um escritório com duas estações de trabalho integradas aos demais espaços. A mesa foi desenhada para sustentar-se sem apoios. O suporte se dá pela viga metálica em “I”, na cor açaí, chumbada junto à estrutura do apartamento. Prateleiras suspensas complementam o espaço para armazenamento, onde a cliente, fotógrafa, poderá expor seu acervo. Para minimizar custos e evitar desperdícios, aproveitamos a estrutura existente da piscina, alterando apenas o revestimento interno para compatibilizar a materialidade do projeto. Ao subir a escadas, encontramos um jardim vertical ao lado da churrasqueira e um grande pergolado metálico com cobertura de vidro, para proteger e ganhar mais espaço de área coberta.

Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Júlia Tótoli
Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Júlia Tótoli
Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Júlia Tótoli

No quarto do bebê, aplicamos uma textura azul na parede principal, sobreposta com adornos afetivos que fazem parte da história da família. A ideia foi criar um quarto atemporal e sem gênero, que acompanhasse o crescimento da criança ao longo do tempo. Assim foi possível aliar o aproveitamento do existente às soluções criativas e funcionais que transformaram toda a atmosfera do Apartamento John. 

Apartamento John	 / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Dormitório, Corrimão
© Júlia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Águas Claras, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento John / Lez Arquitetura" 31 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985851/apartamento-john-lez-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.