Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos

Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraComplexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, PilarComplexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, JanelaComplexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaComplexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Mais Imagens+ 9

Villa Mercedes, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  390
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Carrier, Revear, Trimble, ferrum
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para uma sala funerária de uma das empresas líderes do setor. Ele está localizado no centro da cidade de Villa Mercedes, Argentina. O espaço é definido por uma tipologia que gera muitos desafios na hora de ser projetado devido ao caráter simbólico que o acompanha. Esse desafio é enfrentado ao entender o objetivo do projeto como sendo o de transmitir sensações e sentimentos de harmonia pelos espaços e jardins que acompanham o visitante no difícil processo de despedida.

Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Gonzalo Viramonte
Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Gonzalo Viramonte

A fachada é dividida em duas de acordo com a função. À direita, em branco e com um jardim exterior que acompanha o percurso para o interior, encontra-se o portal de acesso público ao volume. À esquerda, revestida de chapas cinza escuro, está a garagem e o depósito para a entrada e saída de ambulâncias e carros funerários. A diferença de texturas e cores permite que as atividades de apoio, as quais possibilitam o correto funcionamento das salas, estejam em segundo plano. No contexto em que se inserem, a simplicidade morfológica da fachada permite-lhes destacar-se dos edifícios que as rodeiam.

Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Na obra, a natureza está sempre presente e acompanha o percurso do visitante desde a entrada. A importância de proporcionar serenidade, de acordo com os princípios da neuroarquitetura, levou à concepção de jardins interiores e exteriores com diferentes categorias que acompanham cada um dos espaços e convidam à contemplação. A entrada possui um pátio exterior com vegetação que segue o percurso até cada uma das salas fúnebres. No salão principal, um grande pátio interno compartilhado por todos os visitantes é anexado como mais um espaço a ser habitado, além de permitir a entrada de luz natural. Por fim, cada sala possui pátios individuais com vegetação e bancos para uso de parentes e amigos.

Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Imagem 14 de 14
Planta

Os materiais selecionados atendem ao propósito geral: a madeira, escolhida por sua nobreza e poder de aconchego aos ambientes, cores claras e vidros são utilizados para obter espaços internos bem iluminados e com muita luz natural. Este volume, de morfologia simples, com espaços acolhedores e muita luz natural, destina-se a acompanhar familiares e amigos próximos durante o processo de despedida, proporcionando serenidade.

Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa Mercedes, San Luis, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Funerário Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos" [Salas velatorias Grassi VM / Donnelly+Estévez Arquitectos] 25 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985806/complexo-funerario-grassi-vm-donnelly-plus-estevez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.