Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, JanelaDuplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaDuplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira, Cama, DormitórioDuplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Porta, Fachada, AidoDuplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Mais Imagens+ 21

Granadero Baigorria, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luciano Navarini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, AutoDesk, Casaterra revestimientos, Faplac, Ferrum sanitarios, Peirano griferias, SIRC ILUMINACION
  • Arquiteto Responsável: Gonzalo Rosell
  • Cálculo Estrutural: Luciano Lopez
  • Aconselhamento Técnico De Iluminação: Bruno Chiarito, Sirc Iluminación
  • Cidade: Granadero Baigorria
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Luciano Navarini

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi encomendado por um cliente privado para construir duas residências duplex em uma zona residencial consolidada da cidade de Granadero Baigorria, 10 km ao norte do centro da cidade de Rosário. As duas casas foram implantadas em um terreno entre empenas cegas, com uma frente de 15 m por uma profundidade de mesma dimensão.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Luciano Navarini

A premissa da encomenda era projetar duas unidades independentes, para famílias jovens, que contemplassem a adaptação de múltiplas realidades à dinâmica espacial da unidade, dando opções versáteis prevendo vínculos entre uma futura família desconhecida e a casa.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Imagem 24 de 26
Axonométrica

Este ponto, de trabalhar sem um cliente definido, acrescentou um grau de complexidade que fortaleceu a proposta, já que nos permitiu reinterpretar e repensar toda a residência unifamiliar, com suas relações, seus espaços e sua necessidade de adaptação ao mundo pós-pandêmico. Propondo uma resposta às incógnitas colocadas pelo isolamento e a reconfiguração de uma nova realidade, onde transformações notáveis são reconhecidas nos laços familiares, e ao mesmo tempo entre a família e as tarefas que antes estavam fora de casa, e que hoje demandam um espaço arquitetônico para contê-las.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cadeira, Cama
© Luciano Navarini

Considerando esta realidade, criamos uma proposta que tenta responder à nova configuração do morar através de espaços intermediários e versáteis que podem ser redefinidos com o tempo e, ao mesmo tempo, potencializar as atividades dentro de casa.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira, Cama, Dormitório
© Luciano Navarini

Para isso, foi desenhado um estúdio no térreo que permite receber pessoas de fora do núcleo familiar sem invadir o espaço privado, mantendo a dinâmica familiar de cada unidade. Ao mesmo tempo, este estúdio pode ser convertido em um quarto de serviço, em resposta a um programa flexível.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Porta, Fachada, Aido
© Luciano Navarini

Por outro lado, a ideia de espaços privados ao ar livre foi aprimorada, reconfigurando a relação dentro/fora por meio de terraços com dimensões generosas, projetados como expansões privadas de ambos os dormitórios para fora. Isso cria uma espaço onde os membros da família podem desenvolver atividades de lazer antes ligadas a varandas com dimensões mínimas.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luciano Navarini
Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Imagem 26 de 26
Diagrama 02
Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Luciano Navarini

A obra é implantada e articulada de forma orgânica com a cidade, apagando parcialmente a linha da construção e articulando o espaço público com os limites privados através das calçadas que configuram a garagem de cada unidade. Esta subtração dá origem à entrada principal, que leva a um pequeno salão que funciona como um articulador que separa o estúdio e o lavabo do núcleo privado da residência sobre o térreo e seu pátio.  Este espaço central, multiplicado pelo pé direito duplo, dá origem à escada que liga a área privada com seus terraços.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Imagem 19 de 26
Planta Térreo
Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Luciano Navarini
Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Imagem 18 de 26
Planta Superior

A materialidade reforça a ideia de contraposição do projeto, reforçando este tipo de negativo volumétrico entre cheio e vazio através de um contraste dentro/fora. A escolha para tanto buscava uma síntese a partir de uma casca de tijolos, concreto e telhas de calcário como os únicos elementos constituintes de um exterior "bruto" com um interior branco, com linhas claras e puras.

Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Luciano Navarini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Granadero Baigorria, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Duplex Moreno / Impulsar Arquitectura" [Dúplex Moreno / Impulsar Arquitectura] 26 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985777/duplex-moreno-impulsar-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.