Casa Trama de Tijolos / 4site architects

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© Shamanth Patil J

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, UrbanoCasa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Tijolo, FachadaCasa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Trama de Tijolos / 4site architects - Mais Imagens+ 30

Bangalore, Índia
  • Arquitetos: 4site architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  136
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shamanth Patil J
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluplast, Araldite, Ashirwad, Asian Paints, AutoDesk, Bricks, EBCO, Faber, Finolex, Forsoc, Green Lam, Green ply, JSW Neosteel, Jaquar, Kajaria, Kerakoll, Passolite, QUICK-STEP, Saint-Gobain, Ultratech, +1
  • Arquiteto Responsável: Chandrakant Kanthigavi
  • Arquiteto De Projeto: Aishwarya Nainegali
  • Arquitetos: Lalit Manoj, Shashil Bidare
  • Civil: Veeresh Mutnal
  • Estagiários: Anishriti Murali, Priyadarshini Jain
  • Cidade: Bangalore
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Shamanth Patil J

Visão geral. A Casa Trama de Tijolos é uma casa localizada em um edifício de uso misto no Pet Cubbon; uma das localidades mais antigas e movimentadas de Bangalore, na Índia. A casa fica em um terreno de 7 metros de largura / 5 metros de profundidade, adjacente a um caminho de acesso apertado e movimentado de 2.5 metros de largura ao sul. É a mais original entre as casas geminadas vizinhas, tendo sido projetada com uma trama de tijolos atraente e funcional.

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Tijolo, Fachada
© Shamanth Patil J

Apresentação. O desafio era criar uma tipologia de uso misto neste pequeno terreno, com espaço comercial nos dois primeiros andares e um duplex residencial de mesma área para o cliente solteiro e sua mãe. Assim, a Casa conecta os dois pavimentos comerciais por meio de uma escada externa, que se converte em uma escada interna para o duplex residencial acima.

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Urbano
© Shamanth Patil J

Conceito. Cubbon Peth historicamente abrigou a mais antiga colônia de tecelões de seda de Bangalore. Mas após a revolução industrial, a arte da tecelagem de seda artesanal se perdeu ao longo do tempo. Nosso querido cliente vem de uma família de tecelões e tem a memória de infância dos sistemas tradicionais de tecelagem. Com o intuito de preservar este conto, a ideia de uma tecelagem tradicional traduziu-se em uma trama de tijolos e assim, criamos a Brick Weave House (Casa Trama de Tijolos).

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Imagem 26 de 35
Elevação
Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Imagem 27 de 35
Axo

O projeto é uma das muitas casas geminadas das colônias de tecelões que compartilham paredes. O desafio de lidar com a iluminação e ventilação pode ser resolvido apenas do lado da rua ou do céu. Metafórico ao seu contexto, as “Telas de Tijolo” são “tecidas” através de Varas MS ao longo de toda a fenestração da fachada. A combinação da parede de tijolos sólidos e da trama de tijolos combina com o contexto circundante da cidade velha.

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Imagem 21 de 35
Planta - Térreo
Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Shamanth Patil J

O design criativo das tramas de tijolos é feito com rotação dos blocos em seu eixo em 45,90 e 135 graus, o que impede a entrada de pombos, pássaros e chuva, mantendo luz e ventilação suficientes com privacidade. A trama de tijolos anima a escada comum e o interior do duplex com luz solar filtrada, estabelecendo pouca conexão visual com a rua interna, enquanto parece principalmente opaca do lado de fora. As "telas" de tijolos geram vazios poligonais deixando entrar padrões hexagonais de luz durante o dia e projetando-os para o exterior à noite, agindo assim como uma lanterna, iluminando o beco escuro.

Casa Trama de Tijolos / 4site architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Shamanth Patil J

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Trama de Tijolos / 4site architects" [Brick Weave House / 4site architects] 31 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985765/casa-trama-de-tijolos-4site-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.