Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, TijoloCondomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Banco, Jardim, Pátio, AidoCondomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Cadeira, Terraço, Viga, PátioCondomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de ExteriorCondomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Mais Imagens+ 28

Flores da Cunha, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  126
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mezas, ZR Raízes
  • Arquiteto Líder: Alexandre Rögelin Prass
  • Arquitetos Colaboradores: Filipe S. Santos, Thomas Weirich, Paula Motta
  • Estagiários: Renata Rizzon, Nicole Carrion, Bibiana Scherer, Júlia Ribeiro
  • Projeto Luminotécnico: Eduardo Becker
  • Imagem/Renderização: Kelly Chiarello
  • Projeto Estrutural: Gustavo Zanatta
  • Projeto Hidrossanitário: Gustavo Zanatta
  • Projeto Elétrico/Telecom: Marlon Renosto
  • Projeto Terraplanagem: Gustavo Zanatta
  • Projeto De Drenagem: Gustavo Zanatta
  • Execução E Gerenciamento: Monique Fiorio, Joel Lanzarin
  • Licenciamento Ambiental: Eng. Juares Fiorio
  • Cidade: Flores da Cunha
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um dos mais bonitos endereços da Serra Gaúcha, o projeto está inserido em uma área rodeada por vegetação marcante, formações rochosas singulares e  paisagens de exuberante beleza. A gleba original, de solo rochoso, topografia acidentada e encostas declivosas, impossibilitava múltiplos acessos ao sistema viário do entorno, o que tornou a configuração do empreendimento no formato de condomínio de lotes a melhor opção para aproveitamento da área com a mínima intervenção possível na paisagem.

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim
© Marcelo Donadussi
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Cerca, Viga
© Marcelo Donadussi

A proposta apresentada buscou explorar esses pontos positivos. A partir da análise das condicionantes ambientais - orientação solar, melhor aproveitamento das visuais, melhor aproveitamento da topografia e das possibilidades de acessos, chegamos à uma implantação de simples leitura, mas que contempla os diferentes potenciais que cada futura residência poderá usufruir individualmente.

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Cadeira, Terraço, Viga, Pátio
© Marcelo Donadussi

Os lotes - todos de igual dimensão, voltados para a Serra, são conectados através de uma pequena via de acesso entalhada na pedra, a qual também configura o espaço comum e delimita a edificação destinada ao lazer condominial. Espacialmente, a via com os lotes a Leste e o Terraço a Oeste, configura um cenário belíssimo com a Área de Preservação Permanente ao Norte e a encosta rochosa intocada ao Sul.

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Banco, Jardim, Pátio, Aido
© Marcelo Donadussi
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 30 de 33
Diagrama
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Viga, Pia
© Marcelo Donadussi
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Marcelo Donadussi

É em respeito a esse cenário que a arquitetura do empreendimento foi proposta. Os fechamentos perimetrais, pavimentações e as edificações foram concebidas em completa harmonia com as características do lugar. Os espaços criados buscam evidenciar suas potencialidades através do uso de matéria prima local - pedra e madeira, assim como através da mão de obra e das técnicas construtivas tradicionais da região.

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Corrimão, Pilar, Terraço
© Marcelo Donadussi
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi

A taipa de pedra basalto - completamente construída com rochas do próprio terreno, é o elemento construtivo central do projeto. Os grandes panos verticais emolduram os elementos edificados, compondo juntamente com a madeira, o metal e concreto, uma paleta de cores e texturas indissociáveis da paisagem natural do local. 

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Marcelo Donadussi
Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 31 de 33
Detalhe

O programa, de baixa complexidade, é configurado por um local de festas - cozinha aberta, parrilla, fogo de chão, jantar e lavabo; além das áreas de infraestrutura condominial. E é nos pequenos detalhes, exclusivamente desenvolvidos para este projeto, que a solução se torna especial. 

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Tijolo, Viga
© Marcelo Donadussi

Para as serralherias, uma padronagem de perfurações foi especialmente desenhada, inspirada nos grãos de pedra, formando um desenho lúdico e semi transparente para os fechamentos das edificações. Para as pavimentações, um quebra-cabeças de diferentes cores e rugosidades demarca a faixa de bordo, calçadas, faixa de pedestres e acessos na via interna. A identidade e comunicação visual - em metal, sobrepõe-se à pedra em um suave contraponto entre o artesanal e o industrializado, evidenciando de forma discreta a importância de cada elemento do projeto.

Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Pátio
© Marcelo Donadussi

Da mesma forma, o paisagismo é composto a partir de espécies que já estão usualmente presentes na região, em uma mescla equilibrada entre exemplares exóticos e nativos. O terreno, caracterizado por ser em grande parte composto por solo rochoso, surge como protagonista na composição da paisagem. A vegetação  implantada busca circundar as aflorações de pedra, mantendo as características naturais do local como componente do nativo do paisagismo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Flores da Cunha, RS, 95270-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Condomínio Roccia Residencial / Núcleo de Arquitetura Experimental " 21 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985682/condominio-roccia-residencial-nucleo-de-arquitetura-experimental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.