Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de ExteriorCentro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCentro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de InterioresCentro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCentro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Mais Imagens+ 25

Chengde, China
  • Arquitetos: Atelier Archmixing
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  908
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Runzi Zhu
  • Arquitetos Líderes: Shen Zhuang, Hao Ren, Yu Tang, Jie Zhu
  • Equipe De Projeto: Shen Zhuang, Chenxi Gong, Mei Qiu, Ning Yi, Jiahong Li, Fan Xu, Haochen Zhang, Wenwei Li(Intern), Jun Liang(Intern)
  • Cliente: Chengde Aranya
  • Cidade: Chengde
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Runzi Zhu

Diálogo entre o edifício e o terreno. O centro de arte na montanha localiza-se em uma linha de cume, ao lado de um caminho sinuoso que se inicia no sopé da montanha. Ele liga as montanhas, características do norte, e chega à comunidade no vale do lado oposto da montanha. Quando os moradores ou visitantes sobem pelo caminho sinuoso, este centro de arte é o primeiro a recebê-los. Seus lados leste e sul estão voltados para a estrada da montanha e desfrutam de uma vista das montanhas. Seu lado norte tem vista para as casas que se espalham ao longo da encosta. O lado oeste, por sua vez, fica ao lado da comunidade e funciona como um fim de rua. Devido a esta localização especial, o centro de arte é um marco de entrada e um centro para a comunidade.

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior
vista aérea. Imagem © Runzi Zhu
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Janela
© Runzi Zhu

Para a estratégia do terreno, este projeto visa tornar o pequeno edifício um marco adequado ao espaço natural. Não deve ser nem muito humilde nem muito arrogante. Ao mesmo tempo, deve estar em harmonia com a escala humana da rua da comunidade. Uma cobertura que tem um volume poligonal espesso e uma base volumétrica que delimita o espaço junto com o muro de arrimo conferem ao edifício uma escala monumental voltada para as montanhas. Ao mesmo tempo, o desenho cuidadoso da altura e da inclinação do telhado conferem ao edifício uma fachada baixa na face voltada para a comunidade, sendo adequada à escala das casas.

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Runzi Zhu
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Imagem 19 de 30
sketch

A base dos muros de contenção que circundam o terreno ao longo da estrada está integrada ao edifício como um todo e ajusta a sensação de escala dos pedestres através de sua forma e materiais. A plataforma triangular da base termina com uma forma de seta de 2,1 metros de altura. Degraus de pedestres são colocados entre esta extremidade e o muro de contenção da casa adjacente. Os visitantes podem subir caminhando até o centro de arte ou virar na rua interna da comunidade. A base forma uma pequena praça na lateral do edifício voltada para as montanhas. A pavimentação contínua dificulta a distinção entre o interior e o exterior do edifício. Este lugar é um final espacial para este local, atraindo os olhos das pessoas para a montanha e o céu.

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Imagem 22 de 30
diagrama conceitual de projeto
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Interiores
© Runzi Zhu
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Tijolo, Janela
© Runzi Zhu

Dezesseis Pavilhões de Tijolo. Outro desafio encontrado foi como lidar com a relação entre o edifício e a natureza. Os visitantes da base da montanha já desfrutaram de todo o cenário, então como podemos criar uma nova experiência através deste edifício?

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Imagem 17 de 30
modelo
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Imagem 24 de 30
diagrama conceitual

Os 15 pavilhões de tijolos de várias funções são unidos para formar um grande pavilhão de tijolos. Entre os pavilhões, a vivência da paisagem envolvente torna-se um encontro. A paisagem completa é dividida em fragmentos pelos pavilhões e depois ligada pela imaginação dos usuários. Esta técnica de interromper e perturbar o todo cria um método especial de visualização das montanhas da paisagem, ao mesmo tempo que esculpe uma “interioridade” especial. Os pavilhões de tijolo maciço formam o caráter do edifício, proporcionando uma interessante impressão visual e espacial do exterior.

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Imagem 23 de 30
planta e axonométrica
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Pilar, Arco
© Runzi Zhu
Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Runzi Zhu

Os pavilhões de tijolos têm funções diferentes, sendo eles: o pavilhão de leitura, a cabana infantil, o mirante, o pavilhão de entrada, a escada e o elevador, a copa e o banheiro. O espaço interno é dividido pelos 15 pavilhões de tijolos em três áreas: a área de entrada e serviço, a área de estar e café, o grande espaço de eventos e seu espaço auxiliar. Os demais espaços estão dispostos em torno do espaço central de eventos. Os espaços de diferentes escalas são combinados entre si, desde um espaço para a interação de duas ou três pessoas até o espaço maior para reuniões. O "pavilhão em forma de pilar" e o espaço que ele forma estão nos cotidianos das pessoas e são eternos.

Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior
© Runzi Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chengde, Hebei Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arte de Aranya / Atelier Archmixing" [Art Center of Aranya / Atelier Archmixing] 25 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985666/centro-de-arte-de-aranya-atelier-archmixing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.